Set 5249 - Artilharia da União

Gente, a ideia está dando tão certo, que achei melhor criar uma área dedicada às análises de vocês sobre os sets. Participem e divirtam-se !
vleisnock
playmopirate
Contato:

Re: Set 5249 - Artilharia da União

Mensagem por vleisnock »

lzardo, muito bom o review... principalmente incluir lado a lado as duas épocas :) na minha opinião a antiga é mais charmosa, mas isso tem a ver com meu "preconceito" da linha atual da Geobra :? esta linha West teria tudo para ser um verdadeiro sucesso, mas não sei porque não consigo me empolgar... é uma pena...

[]'s
Vlad

Em busca das caixas perdidas: http://www.playmotrol.blogspot.com.br

alepaolini
playmohealer

Mensagem por alepaolini »

lzardo escreveu:É a minha opinião também, quanto mais realistas os detalhes, maior a imersão, melhor a brincadeira como resultado.

Aquelas balinhas amarelas não apresentavam perigo algum, e, eu duvido que uma única criança tenha se machucado com o lança-mísseis dos GI Joes (não sabia desta exclusividade, interessante), o único problema das balinhas amarelas era se perderem facilmente, mas ninguém pode culpar a geobra por isto, e, perder por perder, existem peças muito menores do que aquelas no universo playmobil.
Acredite... eu tinha e não "matei" ninguém com ele. :D
Alessandro Paolini
alepaolini75@gmail.com

Limorrj
playmopirate

Mensagem por Limorrj »

Prezados,
Sinceramente, prefiro as carroças e os canhões antigos, muito mais realistas do que os atuais. Além disso, a possibilidade de rebater o banco cria um compartimento bem legal para carregar itens, notadamente munição para os canhões.
Como bem reparado, a carruagem do set 5248 é bem rica de compartimentos, rebatendo até mesmo a porta traseira para acesso.
Apesar de eu concordar que como brinquedo, essas novas munições com ponta de borracha são bem legais para derrubar os bonecos sem riscos de danificá-los, bem como o fato de serem mais fáceis de localizar após o tiro, elas não servem para montar cenários mais realistas.
Além disso, para montar um cenário, essas novas carroças são bem ruins, justamente por causa dos furos na traseira para acomodar essas novas munições, mas os canhões são bem aproveitáveis, bastando você ter aquelas balas antigas para canhões de pirata e trocar as rodas amarelas por vermelhas ou cor de madeira mesmo.
Falo isso com conhecimento pois tenho 8 dessas novas (set 5249), 12 da segunda geração (set 3729) mais 3 da primeira geração (set 3244), aquelas com rodinhas presas por uma barra de ferro.
Em termos de realidade, a combinação perfeita é a carroça do set 3244, com os canhões do set 3729, com pelo menos 4 cavalos puxando a carroça.
Além disso, com já destaquei em outro post, uma falha grave da Geobra foi no uniforme dos soldados, ao colocar listras amarelas nas pernas dos soldados (cavalaria) e listras vermelhas no uniforme (artilharia). Isso foi resolvido no ADD-on (set 6274), nos quais não há listras nas pernas dos soldados.
Acho que mesmo sendo um brinquedo, algumas falhas poderiam ter sido ser evitadas.
Abs.
Leonardo

Artifex
playmo1-2-3

Mensagem por Artifex »

Muito obrigado pelo review, Izardo!

Também agradeço todos os comentários -- seus e da galera do fórum -- porque ajudam bastante a "pegar" qual é que é de cada set.

Eu gostei desse novo set de artilharia. Não sou 100% apaixonado por ele, mas tenho um carinho especial por esse set aí, visto que foi um dos primeiros e mais legais que ganhei quando criança. Claro que os tempos eram outros, os soldados eram só azul claro/azul mais claro com pulseiras brancas e lenço amarelo, vestindo chapéus sem nenhum detalhe.

Gostei muito da sua resenha, Izardo! Por favor compartilhe suas resenhas sempre que der!

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Legal Zardo, muito divertido seu review ! :D

Tb gosto mais do conjunto antigo... e para mim os cavalos novos são perfeitos!

[]´s
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

lzardo
playmocaptain

Mensagem por lzardo »

valeu, pessoal, é legal fazer estes reviews, sobretudo quando eles levam a discussões como esta.
Eu gostei desse novo set de artilharia. Não sou 100% apaixonado por ele, mas tenho um carinho especial por esse set aí, visto que foi um dos primeiros e mais legais que ganhei quando criança. Claro que os tempos eram outros, os soldados eram só azul claro/azul mais claro com pulseiras brancas e lenço amarelo, vestindo chapéus sem nenhum detalhe.
Eu gostava daqueles soldados simples, todos azuis, chapéus e quepes sem detalhes e lenços amarelos, eles tinham muito mais charme do que os novos. A Geobra poderia fornecer add-ons destes carinhas, mesmo que não combinem com a atual coleção.

Mas, tempos diferentes, hehehe

Artifex
playmo1-2-3

Mensagem por Artifex »

lzardo escreveu:valeu, pessoal, é legal fazer estes reviews, sobretudo quando eles levam a discussões como esta.
Eu gostava daqueles soldados simples, todos azuis, chapéus e quepes sem detalhes e lenços amarelos, eles tinham muito mais charme do que os novos. A Geobra poderia fornecer add-ons destes carinhas, mesmo que não combinem com a atual coleção.

Mas, tempos diferentes, hehehe
Diz uma coisa, lzardo: você tem como postar fotos desses soldados novos ao lado de outros mais antigos, por favor?

Alguém tem como postar isso? Fiquei curioso pela comparação.

lzardo
playmocaptain

Mensagem por lzardo »

Oi

No momento, a maior parte de minhas coisas estão encaixotadas, talvez no fim de semana eu consiga, mas, segue um esboço da ordem cronológica da cavalaria da união, fiquem a vontade para me corrigirem onde necessário:

Imagem

Este deve ser o set clássico, que todos nós, colecionadores antigos temos em nossas memórias e alguns de nós dariam um rim por uma caixa fechada destas, de preferência da Trol.
Eu não tenho muita certeza se esta ou a caixa de 5 soldados foi lançada primeiro, se tivesse de apostar minhas fichas, eu diria que a de cinco klickies é mais provável, mas, de qualquer modo, esta caixa foi lançada em 1976 e descontinuada em 1980.

No Brasil, foi lançada pela Trol, possivelmente em 78 ou 79, mas posso estar redondamente enganado, de qualquer modo, uma curiosidade, todos os bonecos da Trol que possuo ou possui eram desta exata cor que aparece na embalagem, contudo, os Geobra que já tive em mãos possuem braceletes azul água e não brancos, não posso garantir que isto seja regra geral, contudo.
As balas de canhão, que aparecem prateadas na foto eram invariavelmente amarelas, uma pena.

Eu possuo uma embalagem Antex em que os bonecos, apesar da foto da caixa sugerir ao contrário, possuem os pulsos móveis, como uma segunda geração, mas, não vou considerar isto como oficial.

Imagem

Eu considero esta a segunda geração, lançado em 1988 e descontinuado em 95, existe toda uma transição para os modelos mais recentes, com pernas mais detalhadas, jaquetas e acessórios diversificados.
O set abaixo certamente é um meio caminho.

Imagem

Enfim, os últimos antes da série ser ressuscitada recentemente:

Imagem

Imagem

Lançados em 99 e descontinuados em 2003

Reparem que existia uma coerência muito maior nos uniformes e mais bom gosto nas combinações...

Por fim, os modelos mais atuais:

Imagem

Não são horríveis, mas, eu acho um exagero de cor aí, e, os quepes ficavam bem melhores azul marinho como o uniforme.
A qualidade também teve uma certa degradação visível.

Então, minha conclusão é que fica difícil estabelecer as gerações destes soldados, depois da primeira, eu diria que houveram apenas os originais e então uma segunda geração que foi evoluindo até ser descontinuada e hoje, uma terceira geração, que, infelizmente é uma deterioração da segunda.

Limorrj
playmopirate

Mensagem por Limorrj »

Lzardo,
Concordo com você que houve uma grande queda de qualidade no Playmobil, já que hoje o que move as grandes empresas é a redução de custos. Vide como o plásticos dos acessórios e armas (feitos na China) é bem vagabundo.
Só discordo de você quanto ao uso dos bonecos pois esses mais novos são ótimos para usar em uma artilharia, já que os uniformes possuem detalhes vermelhos.
Além disso, por incrivel que pareça, esses chapéus azuis bebê foram muito utilizados durante a Guerra Civil Americana, sendo que o erro da Geobra foi colocá-los em soldados da União, pois o correto seria em soldados confederados com as calças azuis dos soldados do special 4622. Já esse chapéu do Sargento está perfeito. (preto com esse detalhe amarelo)
Além disso, como esses soldados são de artilharia, foi ótimo a Geobra ter retirado as listras amarelas das pernas, que são de soldados de cavalaria.
Abs.
Leonardo

lzardo
playmocaptain

Mensagem por lzardo »

De qualquer modo, estamos falando de soldados da união, não confederados, então a cor dos quepes está errada.

Mas, eu não ligo para estes dados históricos, apenas com a estética

E, sim, redução de custos dita as normas de produção, uma pena.

Responder

Voltar para “Reviews de produtos !!”