Barril iluminado c/ LED

Turma, vamos deixar aqui nossas experiências montando cenas e ambientes ! E compartilhem dicas sobre técnicas e materiais, para encorajar os amigos ! (abram um tópico para cada pessoa/cenário)
otaviohsv
playmocowboy

Re: Barril iluminado c/ LED

Mensagem por otaviohsv »

Marcius Victor,

Vejo que o amigo também é da área. Eu trabalho com energia elétrica, mas na minha área são quilovolts e megawatts. Faz muito tempo que não trabalhava com um ferro solda, led, resistor, bateria.

Penso em bolar um circuito com fonte dc e fiação. A sugestão do espaguete é ótima. Mas primeiro preciso planejar uma base para montagem dos dioramas, algo que eu possa colocar em cima de uma mesa ou suporte com pontos para conexão de leds e fiação embutida ou semi-embutida.

Concordo que itens prontos comos piscas, fitas de led, ou circutos prontos como estes vendidos no ML são bem mais práticos e indicados para a maioria dos colegas. Mas valeu a experiência. Nosso amigo Cristiano é muito criativo. Vamos aguardar as próximas novidades. ;)

Quem acessou o link que eu coloquei e outros que existem no ML e na internet, poderá notar que há um mercado especializado para modelismo, com sites, blogs, lojas especializadas. Ferromodelismo, automodelismo, aeromodelismo, porque não "playmodelismo"? Acho que podemos aprender e aproveitar muita coisa. :D

Abraço,
Otavio

marcius.victor
playmomajor

Mensagem por marcius.victor »

.
Pois é Otavio, já andei por estas bandas da eletrotécnica e eletrônica alguns anos atrás... ;) E também estou um pouco enferrujado, mas já estou vendo que vou ter que retomar estas poucas habilidades... ;)

Essa sugestão de montar uma "base" para parte elétrica/eletrônica é bem interessante e, dependendo da estrutura podes deixar vários rabichos de fios prontos, só adaptando nos dioramas que irão por cima desta "base"... também estive pensando nisso ontém e me veio logo à mente a mesa de futebol de botão de meu herdeiro :oops: :oops: :oops: se isso acontecer, terei que comprar uma nova mesa (daquelas com pés dobráveis) e adaptar uma prateleira embaixo para comportar os "equipamentos" :lol: :lol: :lol:

Essa brincadeira vai longe :!: :!:

Também acho a idéia de confeccionar mais interessante, além de mais barata e mais customizada :!: :!:

Com certeza lançar a idéia do "playmodelismo" é excelente :!: :!: :!: Já temos o Fórum, os lanchinhos, as exposições, nós colecionadores falta pouca coisa daí pra frente :!: :!: :!:

:idea: PS.: Mais trabalho para o prefeito, daqui a pouco ele se candidataR à Governador. :idea:
Marcius Victor

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Andre luis escreveu:Na loja onde vc comporou deve ter o suporte da bateria com interruptor..
Legal Deko, vou procurar este suporte já com o interruptor, se eu achar coloco foto dele aqui no post.

Marcius, que bom mais um pro time ! :D

Eu realmente prefiro montar todo o esquema, dá mais trabalho, mas seria pelo prazer e pelo hobby... alem do que "botando a mão na massa" a gente sempre acaba aprendendo alguma coisa nova, não é verdade ? :geek:

Otávio, também estou pensando neste esquema utilizando fonte externa, mas será para projetos maiores... (um templo romano, um ludus, ou algo do tipo ;) ) Para itens pequenos acho que a bateria serve bem.

Vou ver se encontro também as leds que piscam pra fazer alguns testes.

Abraços
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

Andre luis
playmobanker

Mensagem por Andre luis »

Meus carros patrulhas com suas sirenes pisca pisca.:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Todas as fotos a serem publicados por mim são de minha propriedade, por tanto, não copie, altere ou censure, publique em outro lugar sem a minha prévia autorização ou terá sérias consequências.

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

Legal Deko. Ficou bacana mesmo!

Abraço,
Otavio

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Muito bacana Deko, parabéns !

Aproveitando, ontem comprei alguns leds que piscam (azul e vermelho), final de semana farei alguns testes no cenário dos meus bombeiros... :mrgreen: este tipo de led são mais caros (R$ 1,20) mas tem a vantagem de não precisar de resistor e nem de CI para fazê-los piscar... pelo que entendi já tem um CI embutido nele para esta finalidade.

Já com relação ao suporte de bateria com interruptor, não encontrei... :( então acabei comprando mini interruptores deste tipo:

Imagem

Tem pouco mais de 1 cm, com alguma "ginástica" devem caber dentro do barril. :geek:

Depois posto fotos!

Abraços
Cristiano

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

Oi Cristiano,

Vejo que o fim de semana vai ser de novas experiências! :D Você vai levar alguma amostra no Lanchinho?

O preço deste led que pisca está bem barato aí em São Paulo. Aqui em Itapira é uns 4 a 5 reais. :cry: Mais fácil comprar um pisca e aproveitar os leds! ;)

Bem legal este mini interruptor, porque as minhas baterias já se foram ligadas diretas. :o Devem ser chinesas!

Abraço,
Otavio

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Pôxa que diferença de preço heim Otávio !!! :o
Tá certo que eu fui na região da Sta. Ifigênia... por lá é tudo mais em conta mesmo...
Agora as baterias não duram nada mesmo... as minhas tb já acabaram, contei 4 dias ligadas direto... achei que fossem durar pelo menos uns 15 dias hehehehe por isso agilizei os interruptores! :shock:

Abraço
Cristiano

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

Para quem quiser algo pronto, pode aproveitar componentes deste kit no ML

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... clusas-_JM

Abraços,
Otavio

marcius.victor
playmomajor