Barril iluminado c/ LED

Turma, vamos deixar aqui nossas experiências montando cenas e ambientes ! E compartilhem dicas sobre técnicas e materiais, para encorajar os amigos ! (abram um tópico para cada pessoa/cenário)
crdepa
playmocaptain
Contato:

Re: Barril iluminado c/ LED

Mensagem por crdepa »

Legal Otávio, eu já parti logo pras de 5 mm também...
O legal das leds é que dá pra pegar elas de um monte de lugar... :)
Eu mesmo confesso que to até meio "obcecado", to tirando led de tudo quanto é coisa velha que tem aqui parada: mouse óptico velho, roteador, teclado, etc...
Fiquei curioso pra ver suas experiências, quando puder poste fotos ! :D
Abraços
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

Cristiano,

Fui comprar hoje 2 leds de 5mm (só tinha amarelo mas vão servir) e um alguns metros de fio e vi que tem um led que muda de cor (muito legal, mas não comprei desta vez) e leds que piscam próprios para decoração de Natal.

Vou fazer os testes com os leds de 5mm. Assim que der posto as fotos.

Abraço,
Otavio

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

No meu segundo teste com leds com cabeça de 5 mm amarelos consegui melhores resultados.

No arranjo para o primeiro led utilizei:
1 bateria de 3 volts
1 resistor de 68 ohms
1 led de 5mm amarelo
Imagem
Para fixação dos componentes, utilizei fita adesisa comum (durex), fita isolante e um pingo de estanho (nem precisava)
Fixei este kit no teto da choupana pirata que estou utilizando como estábulo no meu Presépio de Natal.

No circuto para o outro led utilizei apenas fita adesiva (durex) para fixação das pernas do resistor e do led junto as faces positiva e negativa da bateria
Imagem

Como a bateria não cabe no barril de carvalho, tive que colocar em um cesto
Imagem

Considerem que é um cesto a prova de fogo
Imagem

Vejam como ficou no diorama de Natal
Imagem
Imagem

Não sei se estes leds que utilizei são de alto brilho. Acima destes existem os de 10 mm. Mas de qualquer forma gostei dos resultados.

Vou ver se consigo mais leds e resistores de 390 ohms para testar ligar na bateria da lanterna que eu tenho que é de 9 volts.

Abraços,
Otavio

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Olá Otávio que legal sua experiência !
Meus suportes de bateria acabaram, aí eu também andei soldando os fios direto nas baterias, como vc disse foi apenas 1 pinguinho de estanho. :)
Agora pra resolver o problema de tamanho, vc pode comprar a bateria modelo CR 1216, ela tb é 3V mas tem um diâmetro menor.

Imagem

Eu utilizei ela para iluminar os olhos da minha múmia.
Imagem

Seu presépio ficou sensacional ! Parabéns ! :D

Abraço
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

Oi Cristiano.

Valeu pela dica, mas acho que aqui em Itapira não vou achar este modelo.

Postei algumas fotos do meu presépio no tópico sobre o assunto.

http://www.playbrasilmobil.com.br/viewt ... =71&t=1907

Abraço,
Otavio
Editado pela última vez por otaviohsv em Seg Dez 12, 2011 4:09 pm, em um total de 1 vez.

Dra.MEL
'playmiguinho'
Contato:

Mensagem por Dra.MEL »

No presépio, a luzinha também poderia servir como Estrela de Belém,
ainda mais se ficasse piscando!
:idea:
Um blog legal, só de PLAYMOBIL? Visite http://playvender.blogspot.com

Andre luis
playmobanker

Mensagem por Andre luis »

Na loja onde vc comporou deve ter o suporte da bateria com interruptor...ou então se vc tiver uma sirene velha e consegui utilizar aquele interruptor mas garato que na loja deva ter... estava querendo por luzes no meu carrinho vermelho mas não consegui pro conta da caixa de pilha ser muito grande mas vou tentar aproveitas as LED's para iluminar minha casa medieval...
Todas as fotos a serem publicados por mim são de minha propriedade, por tanto, não copie, altere ou censure, publique em outro lugar sem a minha prévia autorização ou terá sérias consequências.

Andre luis
playmobanker

eu vou tirar fotos dos meus carros de policia com a sirene piscando esse pisca eu retirei daqueles skate de dedo que vem com uma luminária parecida com uma sirene...aí como ele é fixado entre os eixos das rodas do skate eu os retiros se danifica-los e colo com fixa forte...no teto dos carros de policia onde ficam as sirene de enfeites...ficaram legais...
Todas as fotos a serem publicados por mim são de minha propriedade, por tanto, não copie, altere ou censure, publique em outro lugar sem a minha prévia autorização ou terá sérias consequências.

marcius.victor
playmomajor

Mensagem por marcius.victor »

.
Cristiano, Otávio, bem legal esta idéia de utilização com os leds, sem dúvida os próximos dioramas vão ficar bem bonitos :!:

Quanto à chave liga-desliga, assitindo ao vídeo que o Otávio postou de um fornecedor do ML, lá ele mostra uma micro-chave - é só ligar em série no circuito para "cumprir" a função desejada e, dependendo do tamanho do diorama podes aproveitar estas luzes "pisca-pisca" de natal ou aquelas fitas de leds... agora, se a graça for confeccionar, muita solda, fio, resistores, pontas de dedos queimados (.. velhos tempos....... rsrs) ou então podes comprar aquelas placas já prontas (chamadas de probe... ainda deve ter esse nome!) que possuem diversas conexões e você monta o circuito que quiser nas interligações com solda...

Caso você queira dar uma acabamento legal e mais discreto às conexões dos resistores, bateria e leds, podes utilizar o famoso "espaguete" (Tubo Termo Retrátil); após soldar os componentes cobri-los com o espagete para promover um isolamento seguro e largar o ferro de solda por cima para devida aderência às "perninhas" dos compenente; caso o diorama seja grande, podes utilizar um rabicho de fios e escondê-lo discretamente...

Lendo as mensagens anteriores alguém comentou sobre os leds que mudam de cor ou com intensidades diferentes, podes adquirir nas lojas de eletrônica um "circuitinho de VU" de leds para estas finalidades, aí vai ser uma festa de pisca-pisca....

Boa sorte, boas compras :!: :!: :!:

:mrgreen: :mrgreen: Esse negócio de Lei de Ohm, circuito em série, paralelo, soldas, placas probe... pensei que tivesse me livrado, mas aí vem uns playmaníacos :lol: :lol: :lol: para me lembrar de tudo isso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: como o Prefeito diz CATAPLOFT..... e avalanche de idéias volta à tona :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Só vocês mesmo :!: :!: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Belos diogramas de NATAL que os amigos postaram, bela iluminação... Parabéns à todos :!:

:oops: Pena que estou com meu presépio encaixotado em alguma parte de minha mudança, assim como os demais plays... restaram somente alguns sobreviventes aqui no trabalho, mas brevemente serão encaixotados também :oops: :oops: :oops:
Marcius Victor

Andre luis
playmobanker

Rsss não esqueçam do extintor de incêndio rsss.... e os bombeiros de plantão rsss...

Responder

Voltar para “Olha só o cenário que eu fiz !”