Barril iluminado c/ LED

Turma, vamos deixar aqui nossas experiências montando cenas e ambientes ! E compartilhem dicas sobre técnicas e materiais, para encorajar os amigos ! (abram um tópico para cada pessoa/cenário)
crdepa
playmocaptain
Contato:

Barril iluminado c/ LED

Mensagem por crdepa »

Olá amigos,
De uns tempos para cá venho pensando em como dar mais vida aos dioramas e cheguei a conclusão de que utilizar luzes seria legal.
Mas minha intenção, pelo menos por enquanto, não é iluminar como se fosse uma vitrine, eu pretendo iluminar objetos afim de torná-los mais reais.
Especialmente quando houver fogo no cenário (fogueiras, incêndios, etc) ou por exemplo onde houver um tesouro iluminar de amarelo, ou dentro de uma barraca colocar uma luz imitando uma lamparina, este tipo de coisa.

Então pesquisando sobre o assunto, resolvi tentar utilizar LEDs. :shock:
Primeiro porque são muito baratas, e segundo porque o consumo de energia é ridiculamente baixo, e elas tb não esquentam, ou seja, totalmente seguro!

Hoje fiz um primeiro teste e quero compartilhar com vc´s e saber o que acham da idéia.

Primeiramente o material utilizado:
Imagem

atenção: cada cor de led tem uma voltagem e amperagem diferente, para este exemplo como quero acender uma led vermelha utilizando uma bateria 3V,
utilizei a "lei de ohm" para calcular o resistor mais adequado. No caso foi um de 56 ohms.

Cada LED tem um polo positivo e um negativo, se ligarmos invertido ele não acende.
Soldei o resistor no pólo positivo do LED, e a outra perninha (negativo) liguei a um pedaço de fio soldado ao suporte da bateria.
Este suporte de bateria eu retirei de uma placa mãe velha que tinha aqui em casa, mas é fácil de encontrar em lojas de eletrônica.

Imagem

Para um primeiro projeto resolvi testar neste barril, por coincidência o diâmetro da bateria foi perfeito para o barril. :mrgreen:
Imagem

A princípio iria deixar o barril aberto, mas aí resolvi colocar o "fogo de plástico" por cima, e como ele é meio translúcido deu um efeito legal.

Imagem

Aqui ele já incorporado ao cenário:
Imagem

Agora um próximo passo vou colocar algum interruptor que seja bem pequeno para não comprometer o visual, apesar de que para desligar basta retirar a bateria do suporte, bem fácil...
mas acho que se eu conseguir achar um interruptor pequeno o suficiente fique melhor!

E aí o que acharam ? Vamos iluminar nossos dioramas ? :D
Abraços
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

lzardo
playmocaptain

Re: Barril iluminado c/ LED

Mensagem por lzardo »

Uau!

muito bom mesmo...

Legal uma cena com mendigos se aquecendo em volta dele, hehehe

Rauskas
playmoknight

Mensagem por Rauskas »

SUPER SHOW DE BOLA!!!!! Prepare-se para dar aulas de como montar e calcular direitinho isso no próximo lanchinho! Ficou GENIAL!!!!!

Gardênia tem uma história, e ela deve ser contada!: http://www.playbrasilmobil.com.br/viewt ... =71&t=1905

Minha Coleção: http://www.playbrasilmobil.com.br/viewt ... =71&t=1909

André
playmoindian

Mensagem por André »

CAÇAROLA!!! Show de bola demais, Cristiano!!! Legal MESMO!!!
Deu outra vida ao "foguinho" de plástico!!!

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

psicologofabio
playmoknight

Mensagem por psicologofabio »

:shock: :shock: :shock: :shock:
wow!!!
impressionante!!!! parabéns!!!

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

lzardo escreveu:Uau!

muito bom mesmo...

Legal uma cena com mendigos se aquecendo em volta dele, hehehe
Putz que idéia legal Zardo !!! :D
Automaticamente já veio a mente um solo branquinho de neve, carrinho de mercado cheio de tralhas ao lado, etc... bem ao estilo americano hehehe...

Valeu Rafa, André e Fábio pelos comentários ! Tb fiquei animado com este resultado, tá "perigando" eu me empolgar... hehehe
Abraços
Cristiano

otaviohsv
playmocowboy

Mensagem por otaviohsv »

:shock: :shock: :shock:

Muito bom Cristiano! Ficou ótimo. Que criatividade!

Meu acampamento romano ficaria muito legal com isso. Fogueiras, tendas. :mrgreen:

Fita de led não parece difícil de achar. Talvez encontre alguma coisa menor pronta em lojas ou com vendedores para modelismo, como este vendedor do ML:

http://lista.mercadolivre.com.br/_Displ ... Id_6136105

Ele faz projetos personalizados.

Abraço,
Otavio

brazilian_shop
playmopirate

Mensagem por brazilian_shop »

Ficou muito legal! Parabéns!

TANNER BIL
playmokingshand
Contato:

Mensagem por TANNER BIL »

OS LEDS VÃO DOMINAR O MUNDO, RSSSSSSSS

No meu Espaço Collecto-Tanner tambem utilizarei leds para iluminação de todo o ambiente.

Cara, sua ideia e iniciativa estao de parabens absoluto., algo muito simples de se fazer, e que faz toda diferença em um diorama.

Parabens mesmo.
TANNER BIL
---------------
YOUTUBECOLLECTO TANNER CHANNEL
FANPAGE: COLLECTO TANNER PLAYMOBIL
BLOG: BLOG TannerBil

crdepa
playmocaptain
Contato:

Mensagem por crdepa »

Valeu pessoal, pelos comentários positivos !

Otávio, eu tb to louco pra dar um upgrade no meu acampamento romano, pelo menos na tenda é certeza que vou colocar.
Agora, lembra aquele projeto de Templo ? Imagina como ficaria legal colocar algumas leds escondidas de forma a iluminar uma pira, ou mesmo o interior do templo... acho que ficaria demais, não ? Agora só falta fazer o templo... rsrsrsrs
As fitas de leds acho que são legais pra iluminar o diorama inteiro, tipo vitrine... mas como eu to querendo iluminar objetos separadamente, to preferindo trabalhar com as leds individuais. :)

Obrigado Pedro ! No próximo lanchinho já separe pra mim alguns barris destes, vou precisar de pelo menos uma meia dúzia!
Se for difícil encontrá-los então vou partir para o plano B, "forma" neles !!! rsrsrs

Obrigado Tanner, concordo contigo... sempre gostei de LEDS, mas pesquisando pelo assunto fiquei surpreso com a quantidade de finalidades que se pode aplicá-las... tem gente que faz até projeto com sensores para iluminar corredores (a noite pra ir ao banheiro), e uma infinidade de coisas.. é só usar a criatividade. São muito fáceis de trabalhar, estou adorando!

Faltou colocar os preços do projeto, lá vai:

LED vermelha alta luminosidade: R$ 0,25
Resistor 56 ohms.................... : R$ 0,05
Bateria 3V................................: R$ 3,00
Suporte para a bateria..............: R$ 1,00 (este eu já tinha, mas comprei mais alguns pra outros projetos)

Total gasto no projeto..............: R$ 4,30

Obs. Preços na região da Santa Ifijênia em SP.

Na verdade caro é só a bateria, vou deixá-la ligada direto pra ver quanto tempo ela dura. :geek:

Abraços
Cristiano

Responder

Voltar para “Olha só o cenário que eu fiz !”