Mesmo assim, sempre tivemos diversos sistemas de construção, podemos enumerar:
A primeira onde de casas playmobil, que, embora não fizessem parte de nenhum sistema, podiam compartilhar partes, e, serem empilhadas de forma a virarem prédios, todavia, esta capacidade era mais direcionada a redução de custos de produção do que um verdadeiro sistema de construção.
Então veio o Steck, os primeiros castelos, casas medievais e segunda linha de casas western, o Steck realmente se destacava, com possibilidades de construção incríveis, sobretudo na linha medieval

Em seguida, o System X, em minha opinião, nem perto da estética dos sistemas anteriores, mas, teoricamente, um sistema bem mais versátil, o que, eu não concordo, mas, o que o system X realmente tem de vantagens sobre o steck é que ninguém vai machucar os dedos montando algo, os encaixes, embora firmes, são muito fáceis, palmas para a engenharia da Geobra neste quesito.Alcumas casas medievais, o forte Eagle e o Empire castle são exemplos deste sistema.

Então, a Geobra, do nada deu um salto gigantesco PARA TRÁS e começou a nos trazer sets compactos, construções não modulares, um retrocesso gigantesco, e, talvez, a única razão para isto seja a de conquistar os mercados que ela nunca conseguiu, como os EUA, tentando competir diretamente com Fisher Price Imaginext e Lego 123.
Todavia, esta estratégia parece longe de estar dando resultados.

Nenhuma destas construções são erradas, a princípio, e, o farol até mesmo utiliza alguns conectores system X, mas, o principal problema com tais itens, além de perderem atrativo para uma audiência mais velha é a de que os mesmos não levam a vendas adicionais.
Vendas adicionais são vendas extras que podem ser conseguidas a partir de um produto inicial, por exemplo, vender meias e joelheiras para alguém que acaba de adquirir uma chuteira, se tivéssemos possibilidades de ampliar o farol, com, por exemplo, uma fortaleza, este item seria um forte candidato a uma próxima compra, entretanto, nada disto é possível.
Mas nem tudo são trevas, os novos castelos da linha 2010 utilizam um sistema misto Steck e System X, e, embora eu particularmente não tenha gostado de sua estética e, as partes que os compoem serem pouco modulares e muito especializadas para constituirem um verdadeiro sistema de construção, como os antigos o foram...
...Mas é um (re)começo.