10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Avatar do usuário
cesarprefeito
o prefeito
Mensagens: 2956
Registrado em: Qui Jun 11, 2009 2:08 am
Localização: Rio de Janeiro e Lisboa
Contato:

10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por cesarprefeito »


Amigos forenses !

Essa é mais uma surpresa maravilhosa que trago para vocês !!
Estamos também nos preparativos para presitigiar o convite feito pela direção do Museu Histórico Nacional:

Montaremos um diorama customizado sobre a chegada da Princesa Leopoldina ao Brasil !!

Essa participação muito especial fará parte da Exposição 'Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil'.
Leiam os detalhes no texto de divulgação abaixo.

Abraços a todos,
César, o prefeito que não para




Imagem
“Sessão do Conselho de Estado”. Georgina de Albuquerque. 1922

COM A PALAVRA D. LEOPOLDINA, IMPERATRIZ DO BRASIL

O Museu Histórico Nacional estará inaugurando no dia 14 de outubro, às 14h30m, a exposição “Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil” e realizando dias 14, 15 e 16 do mesmo mês o Seminário Internacional “D. Leopoldina e seu tempo: sociedade, política, ciência e arte no século XIX”, lançando as bases para o início das comemorações do bicentenário da chegada de Leopoldina ao Brasil a ser celebrado em 2017.

Com curadoria da historiadora Solange Godoy e cerca de 200 peças do acervo do próprio Museu Histórico Nacional, a exposição “Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil” aborda a infância da arquiduquesa, o casamento com d. Pedro e os compromissos assumidos em decorrência desse, a viagem da Áustria para o Brasil, a chegada ao Rio de Janeiro e as acomodações no Palácio de São Cristóvão; a missão científica, o papel político de Leopoldina, as relações familiares e a sua morte prematura aos 29 anos.

O fio condutor da exposição, em cartaz até 01 de março de 2015, são trechos da vasta correspondência escrita por Leopoldina, que abrange desde a sua infância até a última noite de sua vida, quando já tinha consciência de sua morte iminente, num total de mais de 1.000 cartas conhecidas.

:arrow: Com caráter didático e lúdico, a exposição é aberta com o módulo “A Imperatriz Leopoldina no imaginário popular” apresentando como ela é percebida hoje, através da nomeação de locais, cidades e instituições; emissão de selos, moedas e medalhas; tema de músicas e de enredos, como os da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, customização de cenário com bonecos playmobil feita pelos membros do Fórum PlayBrasilmobil, além de obras de artistas contemporâneos, como Clécio Penedo.

Com a exposição, o Museu Histórico Nacional aspira, ainda, resgatar, sobretudo junto aos jovens, a figura dessa extraordinária mulher, tantas vezes esquecida ou relegada ao segundo plano no cenário político do século XIX. Agendamento de grupos escolares através do email mhn.educacao@museus.gov.br e dos telefones 21-32990360/61 ou 62.

Acompanhe pelo facebook do Museu a montagem da exposição: https://www.facebook.com/pages/Museu-Hi ... 2923607206 .

Imagem
Desembarque de sua Alteza Real, a Arquiduqueza D. Carolina Leopoldina ... no Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1817.
Gravura a buril de Charles Simon Pradier (1786-1848) feita por volta de 1818, segundo óleo de Jean Baptiste Debret.
Vê-se D. João VI entrando no coche que conduziria a Princesa ao Palácio de São Cristóvão, seguido da D. Carlota Joaquina, D. Pedro, D. Leopoldina, D. Miguel e altos dignatários da Corte. Ao fundo, o mosteiro de São Bento.



SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Anualmente, o Museu Histórico Nacional (MHN), em parceria com universidades, instituições culturais e de pesquisa, do Brasil e do exterior, realiza em outubro, mês de sua criação, um seminário internacional abordando variados temas da história, da museologia e das ciências sociais.

Em 2014, o Seminário Internacional “D. Leopoldina e seu tempo: sociedade, política, ciência e arte no século XIX” dedica-se à reflexão e ao debate sobre d. Leopoldina e seu tempo, procurando abordar diversos temas que envolvem não apenas análises de gênero e biográficas, mas, sobretudo as possibilidades e experiências de vidas em três Cortes, na Europa e nos trópicos.

Renomados pesquisadores participarão de seis mesas redondas e quatro conferências serão proferidas por Isabel Lustosa (Fundação Casa de Rui Barbosa); Maria de Lourdes Viana Lyra (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro); Temístocles Cezar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Rosana Lanzelotte (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Para abordar o tema “Coleções no tempo de Leopoldina” estarão presentes Nuno Porto, do Museu de Antropologia da Universidade British Columbia (Canadá) e Claudia Augustat, do museu austríaco Für Völkerkunde.

A Embaixadora da Áustria no Brasil, Marienne Feldmann, comparecerá à Sessão de Abertura do Seminário.

O seminário será realizado nos dias 14, 15 e 16 de outubro, das 9h às 17h30m. Informações através do email mhn.pesquisa@museus.gov.br e do telefone: (21) 3299-0338. Inscrições Gratuitas no Museu Histórico Nacional, apenas no primeiro dia do evento. Os participantes terão direito a certificado, mediante comprovação de freqüência (75% de presença).

A exposição e o seminário integram um projeto maior do Museu Histórico Nacional, iniciado no final da década de 1990, para comemorar os 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil e os significativos fatos que se seguiram; as transformações política, econômica, social e cultural que se fizeram sentir, através de atos governamentais e da abertura de muitas instituições. Ao assumir a liderança nas comemorações dessa efeméride em 2008, o MHN realizou seminários dedicados a D. João VI, Carlota Joaquina e D. Pedro I e exposições internacionais sobre o tema, além de publicar obras de referência.

Imagem
Casamento d. Pedro e d. Leopoldina (alegoria)
Domingos Clementino, 1820


Imagem
D. Leopoldina na Ilha da Madeira.
Óleo sobre tela, 1817.



LEOPOLDINA

Em 5 de novembro de 1817, desembarcava no Rio de Janeiro a Arquiduquesa austríaca Leopoldina Josefa Carolina Francisca, casada, por procuração, com d. Pedro.

Leopoldina, como assinava, viveria no Brasil até a sua morte, em 1826.

Primeira imperatriz consorte do país, regente em setembro de 1821 e rainha consorte de Portugal por oito dias, Leopoldina teve papel relevante na política imperial, sobretudo no processo que levaria a independência da colônia em 1822, com a constituição de um Estado autônomo, o Império do Brasil.

Portadora de uma cultura acima da média para a época, pesquisou e recolheu espécimes de nossa fauna, flora e minerais, sendo a responsável pela vinda de cientistas e artistas, cujo trabalho deu origem a acervos de museus europeus e a importantes fontes documentais da história do Brasil.

Imagem
Leopoldina, Arquiduqueza d’Austria princeza real do Reino Unido du Portugal, Brazil e Algarves. Jean François Badoureau. Reprodução litográfica da gravura colorida original de cerca de 1819, editado pelo Palácio Nacional de Queluz por ocasião da visita a Portugal de S. E. o Presidente do Brasil, 4-8 de maio, 1986.


O SELFIE DA PRINCESA, por Solange Godoy

Num mundo obcecado pelo novo hábito ou gesto de cristalizarmos a nossa imagem só ou acompanhada, em muitos momentos do cotidiano, tornou-se natural querermos nos ver dentro do mundo em instantâneos. Parece que de certo modo trocamos a observação do que é ou de quem está a nossa volta. Não basta ver, não vale o esforço de observar, é essencial registrar visualmente a nossa inserção na realidade retratada.

Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda de Habsburgo-Lorena, arquiduquesa da Áustria, princesa de Portugal e Imperatriz do Brasil preocupara-se desde a infância em se retratar em suas cartas, mais de mil, e seus diários.

Havia uma preocupação constante em retratar o ambiente social e político. O espaço arquitetônico e a natureza ao seu redor referenciam sua forma de retratar o mundo.

Nesta carta escrita pela arquiduquesa, quando tinha apenas onze anos ela faz um selfie do seu cotidiano durante sua adolescência; a autoridade da irmã mais velha Maria Luiza, o lazer, os compromissos de estudo, suas observações. Não basta parabenizar o pai distante, há a preocupação no relato minucioso e finalmente a afirmativa protocolar do seu querer bem.

Luxemburgo, 7 de outubro de 1808

Querido papai!

Permita-me fazer um pequeno relato da maneira agradável como celebramos a festa do seu dia onomástico e a do irmão Francisco. Às três da tarde, a irmã Luísa organizou a colheita de fruta e a vindima no Pequeno Prater. Depois disso, ela nos ofereceu uma bela merenda no pavilhão de recreio. Francisco estava muito animado. À noite, a irmã Luísa veio ter conosco. Nós nos distraímos brincando de alfabeto, que o bom papai certamente conhece. Como a tarde de ontem estava muito bonita, fomos ver a fortaleza de Liechtenstein e admirar os arredores. O príncipe pensa em restaurar a antiga a construção o melhor possível. Está bem conservada, pois me disseram que já existe há seiscentos anos. De lá fomos para casa, passando por Modling; depois de estudarmos geografia, jogamos sombra com as irmãs Luísa e Maria, um jogo que ainda não entendi bem...


Nota: Nesta ocasião o irmão Francisco (arquiduque Francisco Carlos) tinha apenas seis anos e a irmã mais velha e preferida de Leopoldina, Maria Luiza dezessete. Tinham perdido a mãe no ano anterior (1807) e no principio de 1808 o pai havia se casado com Maria Ludovica princesa D’Este.

Com o passar dos anos a princesa passa a retratar acontecimentos políticos em que desempenhará o seu papel, como nas negociações de Metternich para casá-la com D. Pedro o primogênito da casa de Bragança. Retratará o seu pasmo na chegada ao Rio de Janeiro, já casada, mas sem ter conhecido ainda seu marido português.


São Cristovão, 8 de novembro 1817

Querido papai!

Com a ajuda divina cheguei muito feliz e saudável ao Rio de Janeiro, após uma travessia de 84 dias, da qual me despedi no penúltimo dia com uma tempestade bastante

violenta; a entrada do porto é estreita e acho que nem pena nem pincel podem descrevera primeira impressão que o paradisíaco Brasil causa a qualquer estrangeiro;...



Ela falará de seu aspecto físico no decorrer do tempo que viveu no Brasil assim como e principalmente da modificação de estado de espírito até mergulhar em profunda melancolia.

Carta a Maria Luiza em 18.6.1823

Tenho a lhe confessar que estou muito melancólica, porque me encontro sem amigo ou amiga em que possa depositar minha confiança; todos os meus deveres me ligam ao meu esposo e infelizmente não posso lhe oferecer minha confiança; nossas mentalidades e educação são muito distintas...



Na exposição que o Museu Histórico Nacional está organizando para outubro deste ano, vamos deixar Leopoldina se mostrar através dos seus relatos e vamos conhecê-la melhor através dos retratos que deixa de si mesma:

Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil!


Imagem
2014 Expo Leopoldina Sessão do Conselho de Estado, detalhe


SERVIÇO:
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº
Próximo à Praça XV
http://www.museuhistoriconacional.com.br
mhn.comunicacao@museus.gov.br
Telefones: (21)3299-0324 (Recepção)

Aberto ao público:
- de 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h30;
- sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e dias de eleições), das 14h às 18h.
Não abrimos ao público nas segundas feiras, mesmo que seja feriado.

Ingresso para exposições do Museu Histórico Nacional:
R$ 8,00 (oito reais)
Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários doIBRAM e do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Ingresso Família (dois adultos e dois estudantes) R$ 20,00
Aos domingos, a entrada é franca.

---------------------------
Não importa o tamanho da sua coleção, e sim o prazer que ela lhe proporciona.
Divirta-se e seja feliz !
César Ojeda, o prefeito de Playm-Old-Ville

playscenario75
playmopirate
Mensagens: 463
Registrado em: Seg Set 12, 2011 6:04 pm

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por playscenario75 »

Belíssimo resumo prefeito :!:
Nosso fórum mais uma vez participando de um grande evento.
E que evento..
Um pouquinho de Brasil :!:

E vamos..que vamos!!!
Cristiano Ribeiro
playscenario75@gmail.com

Avatar do usuário
cesarprefeito
o prefeito
Mensagens: 2956
Registrado em: Qui Jun 11, 2009 2:08 am
Localização: Rio de Janeiro e Lisboa
Contato:

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por cesarprefeito »


É isso aí, Cris !!!

Viu as fotos que o museu me passou ?
Já ajuda mais um pouco.
E o detalhe que o Juberto havia comentado - ela tinha cabelos castanhos.

E vamos que vamos !!!

Abração,
César.
Não importa o tamanho da sua coleção, e sim o prazer que ela lhe proporciona.
Divirta-se e seja feliz !
César Ojeda, o prefeito de Playm-Old-Ville

otaviohsv
playmocowboy
Mensagens: 1541
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 2:15 pm
Localização: SP

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por otaviohsv »

Muito legal César! :D :mrgreen:

Que convite e oportunidade interessante para divulgar o Playmobil e o nosso fórum! ;)

Abraço,
Otavio

gaburani
playmo1-2-3
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Ago 05, 2014 11:38 pm
Localização: Cerquilho, SP
Contato:

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por gaburani »

Eita, que legal!!!
Estou a disposição para ajudar no que puder!!

Caius bones
playmocop
Mensagens: 563
Registrado em: Dom Jul 08, 2012 2:37 pm
Localização: rio de janeiro magé

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por Caius bones »

Posso ir? moro na baixada fluminense 1 hora do evento se não tiver transito

Avatar do usuário
Zerocal
playmosheriff
Mensagens: 4729
Registrado em: Qua Jun 17, 2009 8:59 pm
Localização: Rio, RJ
Contato:

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por Zerocal »

Caius, o evento é aberto a todos!
E aos domingos, é gratuito.

Gaburani, estamos precisando de bonecos tipo "escravos",
além de marinheiros e militares de época.
Entre em contato com o César que ele te passa detalhes.

- - - - - - - -

Já estão na página oficial do Museu Histórico Nacional, no Facebook,
as primeiras fotos das customizações que estão sendo produzidas
pelos colecionadores do nosso Fórum... show de bola!


Imagem
Você curte Playmobil? Visite MEU BLOG

Relembre as caixas TROL e Estrela em PLAYMOBOXES

playscenario75
playmopirate
Mensagens: 463
Registrado em: Seg Set 12, 2011 6:04 pm

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por playscenario75 »

Vi sim César.
As fotos ajudam bastante. É o ponto principal para assemelhar a figura.
Aê Zerocal. Olha o trabalho dos customizadores aparecendo!
O César já tem fotos avançadas da Leopoldina!!! :D
Cristiano Ribeiro
playscenario75@gmail.com

Caius bones
playmocop
Mensagens: 563
Registrado em: Dom Jul 08, 2012 2:37 pm
Localização: rio de janeiro magé

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por Caius bones »

Zerocal escreveu:Caius, o evento é aberto a todos!
E aos domingos, é gratuito.

Gaburani, estamos precisando de bonecos tipo "escravos",
além de marinheiros e militares de época.
Entre em contato com o César que ele te passa detalhes.

- - - - - - - -

Já estão na página oficial do Museu Histórico Nacional, no Facebook,
as primeiras fotos das customizações que estão sendo produzidas
pelos colecionadores do nosso Fórum... show de bola!


Zerocal eu tenho alguns guerreiros africanos aqui para serem escravos se quiserem poso ajudar
Imagem

Avatar do usuário
Zerocal
playmosheriff
Mensagens: 4729
Registrado em: Qua Jun 17, 2009 8:59 pm
Localização: Rio, RJ
Contato:

Re: 10/2014 - Fórum estará na Expo 'D. Leopoldina e seu tempo' !

Mensagem por Zerocal »

Caius,
Na verdade os "guerreiros africanos" não caem bem como escravos,
pois toda a roupa deles é característica dos zulus, "nativos das selvas".
Para compor os escravos, o ideal são as figuras de piratas negros,
com roupas rasgadas -- que se assemelham mais ao escravo brasileiro da época.
Em todo caso, entre em contato com o César e ofereça ajuda.
Você curte Playmobil? Visite MEU BLOG

Relembre as caixas TROL e Estrela em PLAYMOBOXES

Responder

Voltar para “10/2014 a 04/2015 - 'D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil', MHN / RJ”