Catálogo 2020

Gente, a ideia está dando tão certo, que achei melhor criar uma área dedicada às análises de vocês sobre os sets. Participem e divirtam-se !
Responder
playmogirl
playmo1-2-3
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 4:04 pm
Contato:

Catálogo 2020

Mensagem por playmogirl »

Olá a todos!

Tal como fiz o ano passado, fiz uma review do catálogo 2020.
Passem lá no blogue para espreitar :)
https://playmoblog.blogs.sapo.pt/

Um abraço
Ana Raquel
www.playmoblog.blogs.sapo.pt
instagram.com/anaraquelevaristo/

Avatar do usuário
Icemany
playmopirate
Mensagens: 469
Registrado em: Sáb Jun 09, 2012 11:09 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Catálogo 2020

Mensagem por Icemany »

Olá playmogirl, como vai? Espero que esteja bem!

Tenho que concordar com a sua análise em relação ao catálogo de 2020, pegando um gancho do que você comentou também e dando um pouco da minha opinião.

Eu tenho percebido que na tentativa de buscar novo público, a Geobra acabou afastando (e muito) seus fãs que sempre estiveram acompanhando a marca a vida toda. E esta massa que sempre lhe deu forças e apoio, levando seu nome aos quatro cantos do mundo não pode ser desprezada.
Pelo que tenho sentido ao longo de uns anos para cá, a tecnologia tem sido uma grande aliada nos processos de idealização, visualização, prototipagem e produção das linhas playmobil. Só que a diferença entre o remédio e o veneno é muitas vezes a dosagem administrada. As diretrizes que existiam antes na diretoria da empresa, muito rígidas, foram sendo amaciadas de um tempo para cá, coisa que justamente tem afastado os colecionadores "raizes" ou os mais "conservadores". Na minha opinião algumas linhas não encantam nem um pouco, tipo:

Top Agentes: Veículos com um conceito de design pra lá de estranhos e mal concebidos, cores estranhas e berrantes, se tratando de um tema relativo a agentes(alguém já viu o 007 com carro com listras laranjas ou vermelhas?), nada marcante para fixação e a valorização desta linha.

Galaxy Police: Mais do mesmo...

Novelmore: Com a tecnologia que tem, a Geobra perdeu a chance de criar uma novo e encantador mundo medieval, com novos castelos, habitantes, fontes, celeiros, personagens e um monte de novos acessórios.

Linhas licenciadas: Me agrada um pouco esta nova ação, pois trás novo fôlego com temas já consagrados e amados por vários públicos. Apreciei muito a linha e colecionei os ghostbusters, mas infelizmente não tive condições comprar o quartel, quem sabe um dia né?
Eu acredito que que a linha que todos nós gostaríamos que chegasse à playmobil e com certeza despertaria o interesse de milhões ao redor do mundo, seria Star Wars. Mas eu sou um simples fã e sonhador, sem qualquer poder de decisão na fábrica. Seria maravilhoso tanto para nós quanto para a marca.

As outras linhas tradicionais também gostei, com menção honrosa para o posto de combustíveis e a linha de construção civil, muito fiéis à vida real e apaixonante. Acho que a linha Spirit, perdeu muita na identidade da marca playmobil, braços finos me pareceram totalmente desnecessários, um pecado. Gostei muito da casa grande da fazenda (ou quinta, como se diz aí em Portugal). Um modelo com muito potencial para colocar qualquer cenário western muito mais bonito! Acho que a Geobra poderia aproveitá-lo para criar novos sets com esta temática western que a tanto tempo é um dos pontos fortes da marca. Hoje esta linha se limita a apenas uma pequena página no catálogo DS, lamentavelmente!!

Enfim, acho que ficou um texto um tanto grande, rsrsrsrs!!!

Grande abraço!

TANNER BIL
playmokingshand
Mensagens: 3638
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:13 pm
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Re: Catálogo 2020

Mensagem por TANNER BIL »

Gostei da Analise. Concordo.

IceMan, me permita expor minha opnião um pouco diferente da que você citou: " a Geobra acabou afastando (e muito) seus fãs que sempre estiveram acompanhando a marca a vida toda. E esta massa que sempre lhe deu forças e apoio, levando seu nome aos quatro cantos do mundo não pode ser desprezada", pois não tenho dados que comprovem este "afastamento".

Desde sempre a Geobra foca em seu público alvo, que são as crianças. Infelizmente, com o passar do tempo ficamos adultos, e mais exigentes, principalmente se formos colecionadores. De fato vemos sim, uma simplificação muito grande nos produtos comparados com os produzidos no século passado, nas decadas de 70.80 e 90, porém todas as mudanças e novos produtos são fruto de pesquisas e tendencia de mercado para que o playmobil continue sendo atrativo para as crianças. Também sabemos que 75% aproximadamente da produção é para atender somente o mercado europeu, onde aliás concentra-se o maior número de colecionadores ativos de todo o mundo.

O único momento em que a Geobra olho para os colecionadores, foi na época do PCC, e ainda assim de forma bem mínima. Apesar disso foram 5 anos legais, mas infelizmente o descontentamento só com reclamações e falta das regras por muitos dos associados fez com que a Geobra deixasse de lado o projeto. Ou seja, fazer playmobil para adulto não dá certo.., voltemos a focar só nas crianças mesmo, e é isso que ela faz.

E assim ela se mantém no mercado há 49 anos, justamente por acomapanhar estas tendências. Cores fortes? Sim crianças adoram, querem logo pegar na mão. Design esquisito? Vemos isso o tempo todo em desenhos e séries infantis, as crianças adoram.

Temos que entender que Playmobil não é para nós, é para crianças brincarem, e o que for sinônimo de vendas, é o que a Geobra irá fazer.

Acho acertada também as escolhas dos licenciamentos, e esta não tem como negar que não é pensada um pouco no mercado adulto, uma vez que algumas tem sido em comemoração de aniversário de algumas franquias. Tem muita criança que nem sabiam o que era Caça Fantasmas, De volta para o futuro, ou até mesmo Scooby Doo...., se bem que outras marcas de brinquedo sempre mantiveram estes temas em seus portifólios.

Se tem algo que recomendo a todos é que visitem sim o FunPark em Zirndorf, se hospdem uma diária no hotel funpark, e só então todos entenderão isso ao verem com seus próprios olhos o que é a Playmobil, e para quem ela "trabalha", e tenham certeza que depois desta viagem, a conclusão será de que você coleciona porque você gosta, e não porque a Geobra quer lhe satisfazer.

Sei que minhas palavras podem soar como duras, ou talvez sonhadora, ou em defesa da Geobra, mas não, nada disso, mas sim, somente a realidade dos fatos.

Fun park por exemplo é todo feito somente para as crianças..., sinceramente não tem nada para adulto fazer lá..., mas é para nós, pouco importa, é a casa do Playmobil, e é um lugar incrível. Chega a ser patético ver um adulto as vezes curtindo alguma atração la do parque, mas ao verem, todos sabem que ali está um adulto apaixonado por playmobil. Alias os moradores lá nos identificam rapidamente só de olhar, rsssss, e nos expressam seus cumprimentos de felicitações e alegria aos nos conhecerem, e verem como é influente a marca do produto na vida das pessoas.

No hotel, a mesma coisa. Não tem nada, absolutamente nada para nós adultos fazermos, tudo lá é para crianças, tudo, sem exceção. Alias, a exceção eu diria que está no café da manhã, e na venda do choop Zirndorfer. Do mais, tudo tudo tudo é somente para crianças.

E mesmo assim, o parque fica cheio, e de crianças. O pais se ocupam sentados vendo a criançada se divertir, e nem por isso deixam de ir lá, pois apesar de nada para se fazer, estar lá é muito agradável.

Bom, sem dizer a loja né! Fica lotada de pais comprando algumas caixinhas para os filhos, e quando tem um adulto com carrinho cheio, bingo, olha mais um colecionador consumindo. E se forem muitos itens repetidos, ou é um vendedor ou destes que fazem exposição, que lá se tem aos montes.

Enfim, é isso. Por favor não entenda minha explanação como forma de lhe contrariar, mas diferente da sua visão e entendimento do assunto, está é a minha percepção do que ocorre no mundo playmobílico, um pouco mais sética e ciente de que playmobil não é mais um produto feito para mim, e sim para estas novas gerações.

E sim, eu tb sou muito mais os antigos, porém admito que muito das linhas novas me atraem, e outras nem me coçam para tê-las, mas gosto é gosto, e certamente muitas crianças adoram o que hoje nós não conseguimos gostar ou entender.
TANNER BIL
---------------
YOUTUBECOLLECTO TANNER CHANNEL
FANPAGE: COLLECTO TANNER PLAYMOBIL
BLOG: BLOG TannerBil

Responder

Voltar para “Reviews de produtos !!”