Consegui tirar um tempo para revisar a segunda parte do forte, bonecos, cavalos e acessórios diversos.

O set é grande, então, ao menos em minha opinião, a Geobra foi relativamente generosa, um pouco mais do que em fortes anteriores, ao menos.

Basicamente, temos 6 Klickyes, sendo 4 soldados e 2 índios, 3 cavalos com toda à sua devida indumentária, armamento, peças de mobília, alguns arbustos e equipamentos diversos, nada mal no que concerne quantidade.

Os índios de cueca, eles são, ok, mais realistas que os anteriores, mas, eu vou ser purista aqui, eles não parecem com playmobil, parecem com qualquer coisa, menos playmobil.
Eles também tem problemas técnicos, por exemplo, a lança simplesmente é fina demais para se fixar nas mãos de qualquer um dos bonecos, mas, como esta lança não é um acessório novo eu vou presumir que este problema seja de longa data.
O arco, supostamente deveria atirar as flechas, ao menos, a Geobra mostra isto em seu site:

Ok, ele atira, SE você conseguir equilibrar a mesma no arco, o que não é fácil, eu desisti depois de algumas tentativas, mas, eu duvido que o arco dure mais do que meia dúzia de disparos, ele não usa borrachinhas como os antigos e sim, a corda é moldada no próprio arco, então, utiliza-se a própria tensão do material para o arremesso, alguém que fez engenharia deve saber o que é limite de plasticidade e, porque o arco vai se destruir depois de algum uso...
As flechas incendiárias também são meio patéticas, elas ficam legais fincadas na paliçada do forte, mas, elas não cabem na aljava do índio e tampouco o set possui um daqueles conjuntos de três flechas para suprir este problema, então, ele vai andar por aí sempre com sua aljava vazia o tempo todo...
Cor ridícula da sela e arreios do cavalo, sinceramente, Geobra, azul bebê?
O único ponto positivo dos índios neste set, sobrou uma pena, mas, não imagino onde usa-la, porque elas são encaixadas no próprio cabelo deles e não em um cocar, como seria sensato.
Um dos dois índios também possui tranças que são fixadas na peruca, permitindo algum movimento.

Os soldados estão muito melhores, apesar do excesso de cores, eu acho ok o detalhamento vermelho nos oficiais, mas, os recrutas deveriam ser mais discretos, e, também gostaria de uniformidade neles, mas, a maioria não vai concordar comigo nisto.
Os chapéus são diferentes do que eu estava acostumado também, e, os detalhes em amarelo são removíveis em um deles, os novos quepes dos soldados também possuem impressões.
A cor dos quepes também é muito próxima dos soldados da união originais, diferentes do azul marinho das encarnações posteriores.
Os novos cavalos são um alívio em comparação com os anteriores, mas, perdem feio em funcionalidade para os originais, contudo, como possuem posições variadas não ofendem muito em uma cena.
Os sacos de dormir, contudo, um quadradinho de feltro enrolado preso com elástico me faz ter vergonha de colecionar playmobil, sinceramente, eu posso comprar um metro de feltro amarelo por 10 reais...
Nem vou comentar a dificuldade em enrolar eles mais ou menos decente, mas, imagino que os funcionários que projetaram esta pérola tenham maior habilidade em enrolar coisas, provbavelmente era o que estavam fazendo quando tiveram tal idéia...

Móveis...as cores doem, sério, esta estante, cadeiras, caixotes, são todas peças clássicas, mas, com estas cores estão horríveis, dá vontade de esconder elas no fundo de algum baú...mas, ok.
Os novos rifles, escondidos no caixote azul são MUITO feios, muito feios mesmo, usam material muito vagabundo com todo tipo possível de falha de injeção e mais algumas criadas apenas para eles, são vergonhosos quando comparados com os originais, e, mesmo com as winchesters que nem tinham o encaixo pro soldado apontar elas, mas ficavam lindas em uma estante.
Eles também sequer encaixam direito no caixote criado para este fim específico.

Por fim, acessórios diversos, arbusto, dardos (arghhhh), alguns encaixes que sobraram (eba!), ferramenta de montagem, fogueiras, que podem ser encaixadas no forte, produto do ataque dos índios...

Por fim, todos os bonecos reunidos...
Guardei isto para o fim.
Todo mundo com seus quarenta anos assistiu algum seriado de bang bang na TV e sabe da rivalidade entre os índios e soldados (se é que podemos chamar de rivalidade para o massacre que realmente ocorreu), então, eu questiono a decisão da Geobra em colocar estes dois índios suicidas atacando um forte em tão evidente desvantagem numérica (em ingles eu escreveria outnumbered, outgunned, outsmarted, mas não temos palavras em português equivalentes, nem tão legais, então...)
Sério, meu ponto, uma coisa é lançar o set do forte com soldados e lançar o set indígena, com índios, eles podem conviver pacificamente, na boa, mas, muito diferente é lançar ambos no MESMO set, e, com o comando apache suicida efetivamente assaltando o forte, a geobra insiste em pacifismo e faz uma destas, eu questiono a lógica por trás de tal decisão, mas, ok, negócios são negócios...
Por fim, meu veredito:
O forte, como construção, é muito legal, praticamente 100% system X, eu vejo muita spossibilidades de expansão, mas, o resto do set deixa muito a desejar, se for possível guarnecer o forte com soldados de sets antigos e ignorar a mobília de cor ridícula, eu recomendo...
gracias!