Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Gente, a ideia está dando tão certo, que achei melhor criar uma área dedicada às análises de vocês sobre os sets. Participem e divirtam-se !
Avatar do usuário
alepaolini
playmohealer
Mensagens: 3041
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 7:22 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por alepaolini »

Limorrj escreveu:
alepaolini escreveu:Perfeita esplanação histórica Leonardo!
Tropas com mosquetes não eram páreo para as certeiras flechas e machadinhas indígenas.
Chefes indígenas como Touro sentado e Jerônimo causaram grandes perdas do lado da União com a unificação das tribos.
Armas modernos como o rifle Winchester e a metralhadora Gatling massacraram esses bravos guerreiros.
O resto a história conta...
Ale,
Apesar de adorar o tema western, pois é uma linha muito interessante da Playmobil, lembro da história real e fico bastante chateado.
Primeiro, nos filmes de Cowboy, o índio era retratado como o "mau", quando em verdade, eles estavam quietos na casa deles vem alguém e quer tomar, matando, estuprando e espalhando doenças. Quem era o "mau" de verdade?
Isso é mais uma demonstração de como o norte-americano sempre teve uma visão distorcida em relação aos outros, se não atende aos seus interesse tem que ser morto, podendo se utilizar de qualquer meio para isso, e caro sempre como todo um apoio da midia para dizer que o outro lado está errado.
Índios, Japoneses, Líderes latino-americanos, Arábes, etc são pequenos exemplos de como os EUA agem.
Bom, parece que isso está mundando um pouco, já que a população "branca" está perdendo força nos EUA, para os imigrantes e negros.
Abs.
Leonardo
Também adoro o tema Western, um filme que mudou a visão do índio "mau" foi Dança com lobos. Onde teve todo um cuidado de mostrar a cultura Sioux.
É difícil estabelecermos historicamente bons ou maus. Já que desde da pré-história a raça dos hominídeos se expandiu e dominou territórios, exterminou outras espécies como alimento ou ameaça para sua expansão.
Vejo algumas culturas da América que se conhecermos sua história (Astecas por exemplo), qualquer um teria vontade de exterminá-las devido a tamanha a crueldade que praticavam com outros povos. Mas nossas história européia também traz esses carma de genocídios e extermínios.
Por isso que vejo a importância de conhecermos nossa história. Aprender com os erros e acertos do passado para um futuro melhor.
A visão americana é a capitalista onde os fins justificam os meios. Por isso a justificativa em "colonizar" a América. Extrair riqueza de terras "sem dono" e exterminar pragas de "animais nativos".

Abraço

Alessandro
Editado pela última vez por alepaolini em Ter Abr 02, 2013 1:20 pm, em um total de 1 vez.
Alessandro Paolini
alepaolini75@gmail.com

André
playmoindian
Mensagens: 1354
Registrado em: Ter Jan 04, 2011 9:24 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por André »

alepaolini escreveu: Também adoro o tema Western, um filme que mudou a visão do índio "mau" foi Dança com lobos. Onde teve todo um cuidado de mostrar a cultura Sioux.
A única (pequena) ressalva que eu faço ao Dança com Lobos, hoje, depois de tantos anos, é a necessidade que o roteiro teve de,
convenientemente, dar ao personagem principal a possibilidade de se envolver com uma mulher branca,
ficando assim, assim, a um passo de uma maior entrega à cultura indígena.

Ou seja, em resumo: ele pode até usar roupa de índio e falar como eles, mas não casar com uma.

No entanto, também imagino que tal atitude - a 23 anos atrás - poderia levar a obra ao fracasso comercial,
ainda mais em se tratando de um filme que tentava reviver um gênero que, à época, era considerado morto e enterrado.

Ainda assim, continua sendo um grande filme, sob todos os aspectos.

:mrgreen:

Avatar do usuário
alepaolini
playmohealer
Mensagens: 3041
Registrado em: Seg Jul 26, 2010 7:22 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por alepaolini »

Ponto bem observado André e justificável.
Já que "De pé com punho" como tinha sido adotada desde menina pela tribo estava mais para índia do que para "branca". Se não fosse pelos olhos claros, até passaria por índia mesmo. Seria natural fazerem um par romântico já que nenhum bravo amansou a fera.
Bem citado também, este filme foi a ressureição de um gênero morto desde o início dos anos 80.
Se não me engano nesta época (ou um pouco depois) veio também os Imperdoáveis.
Vemos que na história real, europeus e americanos sempre acabavam desposando uma índia... :roll:
Alessandro Paolini
alepaolini75@gmail.com

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Bom, parece que isso está mundando um pouco, já que a população "branca" está perdendo força nos EUA, para os imigrantes e negros.
Abs.
Desculpe, mas, por mais que eu não concorde com o massacre que foi aplicado aos índios durante a conquista das américas, eu não vejo como o fato acima possa ser atribuído como positivo.

A população "branca" de hoje tem pouca ou nenhuma relação com as pessoas que colonizaram as américas.

crdepa
playmocaptain
Mensagens: 2163
Registrado em: Ter Set 01, 2009 2:05 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por crdepa »

Muito legal o review Zardo ! :mrgreen:
Eu gostei dos índios... são bem diferentes, mas ainda assim legais.
Estas munições dos canhões são mesmo ridículas... mas os canhões são show de bola!
Tb curti demais o novo uniforme de músico, apesar de não entender muito bem a finalidade dele neste set... acho que perderam a chance de caprichar um pouco mais, incluindo alguns acessórios e lançar este boneco como um "special"
Imagem
Mas de qualquer forma já é meio caminho andado para uma customização rsrsrs

Com relação aos comentários sobre índios, americanos, etc... só não vamos nos esquecer que o massacre começou bem antes disso heim!
Numa época em que "norte-americanos" eram apenas os nativos... quem começou a matança foram os espanhóis, Hernan Cortez por exemplo... o pobre Montezuma's que o diga. ;)

[]´s
Cristiano

Customizando: Militaria (Vietnã, WW2 e Moderno)
Colecionando: Western ACW, Romanos, Egípcios e Bombeiros
http://playtutomobil.blogspot.com.br/

Limorrj
playmopirate
Mensagens: 464
Registrado em: Sex Set 21, 2012 10:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Limorrj »

crdepa escreveu:Muito legal o review Zardo ! :mrgreen:
Eu gostei dos índios... são bem diferentes, mas ainda assim legais.
Estas munições dos canhões são mesmo ridículas... mas os canhões são show de bola!
Tb curti demais o novo uniforme de músico, apesar de não entender muito bem a finalidade dele neste set... acho que perderam a chance de caprichar um pouco mais, incluindo alguns acessórios e lançar este boneco como um "special"
Mas de qualquer forma já é meio caminho andado para uma customização rsrsrs

Com relação aos comentários sobre índios, americanos, etc... só não vamos nos esquecer que o massacre começou bem antes disso heim!
Numa época em que "norte-americanos" eram apenas os nativos... quem começou a matança foram os espanhóis, Hernan Cortez por exemplo... o pobre Montezuma's que o diga. ;)

[]´s
Cristiano
Cris,
O músico fica na torre com uma corneta para vigilância, acordar os soldados e avisar de eventual ataque, no caso deste set da playmobil o ataque é indigena, mas poderia ser de mexicanos, espanhóis, franceses (no período haviam regimentos da Legião Francesa no México e no Canadá) ou confederados, dependendo de quando você quer situar o seu forte.
Como já expliquei antes, esse é um forte de artilharia, vide uniformes com detalhes vermelhos dos soldados.
Esse set tem que ser conjugado com o 5249, que é o da carroça com o canhão, que encaixa perfeitamente no buraco das paredes.
Assim o corneteiro serviria para avisar sobre o ataque inimigo, estimular a tropa, se comunicar com outros regimentos e até mesmo cadência de tiro.
Em verdade, colocaria ele com a carroça do canhão, mas o ADD-on já vem com outro músico, sendo que esse corpo é bem legal para montar Zouaves.
O músico com esse chapéu era um uniforme para fins cerimoniais, pois nessa época as armas já tinham um bom alcance e ninguém ia querer ser o principal alvo das balas dos mosquetes, assim eles usavam os quepis mesmo.
Abs.
Leonardo

Limorrj
playmopirate
Mensagens: 464
Registrado em: Sex Set 21, 2012 10:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Limorrj »

lzardo escreveu:
Bom, parece que isso está mundando um pouco, já que a população "branca" está perdendo força nos EUA, para os imigrantes e negros.
Abs.
Desculpe, mas, por mais que eu não concorde com o massacre que foi aplicado aos índios durante a conquista das américas, eu não vejo como o fato acima possa ser atribuído como positivo.

A população "branca" de hoje tem pouca ou nenhuma relação com as pessoas que colonizaram as américas.
Lzardo,
Infelizmente ouso discordar da sua afirmativa, pois se vc analisar a plataforma de governo dos "republicanos" verá que as idéias destes são bem similares aos dos primeiros colonizadores norte-americanos, com alguma adaptação face aos problemas atuais, mas o centro das idéias, sua base é a mesma.
Disse que os "negros" e os "imigrantes" ganharam força, pois hoje o atual e reeleito presidente norte-americano é negro, com raízes muçulmanas, fato este que seria dado como impossivel alguns anos atrás.
Vou parar por aqui pois nosso fórum tem como foco a discussão dos nossos bonequinhos queridos e não um debate em torno do que os norte-americanos pensam, até porque isso é um problema deles que tem que aprender a lidar com uma nova ordem mundial onde a China tem cada vez um papel maior nas decisões internacionais.
Como disse Napoleão: “Quando a China despertar, o mundo tremerá”
Abs.
Leonardo

Artifex
playmo1-2-3
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Dez 02, 2009 3:00 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Artifex »

Valeu por mais esta resenha, Izardo!

Também não sou apaixonado por essas cores berrantes, mas às vezes no conjunto parece que elas acabam ficando bem (com vários klickys e coisas como mobília, ferramentes e tal).

Entendo seu "problema" (por assim dizer) com os antivo americanos... Mas acho que é uma tendência, deixando as figuras com mais cara de "action figure". Se você der uma conferida nos novos sets de Lego Star Wars, por exemplo, e olhar o Gamorrean Guard, nem vai desconfiar que se trata de uma minifigure de Lego -- ao ponto de alguns fãs de Lego odiarem a figura!

Eu nunca abandonei Playmobil por completo -- indo e voltando da minha Idade das Trevas --, e sempre acompanhei a linha Western, a única que eu realmente coleciono (apesar de sets muito legais de outras linhas!), e estranho um pouco tanto os nativo americanos quanto os soldados. Mas, no geral, gostei desses novos índios. Tô com mais dificuldade com os soldados.

Apesar de saber que os soldados da União se vestiam com azul mais escuro e que o amarelo despontava muito mais entre os Confederados, pra mim sempre parece estranho, porque os meus soldados do Velho Oeste sempre foram azul/azul claro com laço amarelo e pulseiras brancas!

Muito obrigado pela resenha mais uma vez! Por favor continue compartilhando sempre que puder!

Responder

Voltar para “Reviews de produtos !!”