Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Gente, a ideia está dando tão certo, que achei melhor criar uma área dedicada às análises de vocês sobre os sets. Participem e divirtam-se !
lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Olá

Consegui tirar um tempo para revisar a segunda parte do forte, bonecos, cavalos e acessórios diversos.

Imagem

O set é grande, então, ao menos em minha opinião, a Geobra foi relativamente generosa, um pouco mais do que em fortes anteriores, ao menos.

Imagem

Basicamente, temos 6 Klickyes, sendo 4 soldados e 2 índios, 3 cavalos com toda à sua devida indumentária, armamento, peças de mobília, alguns arbustos e equipamentos diversos, nada mal no que concerne quantidade.

Imagem

Os índios de cueca, eles são, ok, mais realistas que os anteriores, mas, eu vou ser purista aqui, eles não parecem com playmobil, parecem com qualquer coisa, menos playmobil.
Eles também tem problemas técnicos, por exemplo, a lança simplesmente é fina demais para se fixar nas mãos de qualquer um dos bonecos, mas, como esta lança não é um acessório novo eu vou presumir que este problema seja de longa data.
O arco, supostamente deveria atirar as flechas, ao menos, a Geobra mostra isto em seu site:

Imagem

Ok, ele atira, SE você conseguir equilibrar a mesma no arco, o que não é fácil, eu desisti depois de algumas tentativas, mas, eu duvido que o arco dure mais do que meia dúzia de disparos, ele não usa borrachinhas como os antigos e sim, a corda é moldada no próprio arco, então, utiliza-se a própria tensão do material para o arremesso, alguém que fez engenharia deve saber o que é limite de plasticidade e, porque o arco vai se destruir depois de algum uso...
As flechas incendiárias também são meio patéticas, elas ficam legais fincadas na paliçada do forte, mas, elas não cabem na aljava do índio e tampouco o set possui um daqueles conjuntos de três flechas para suprir este problema, então, ele vai andar por aí sempre com sua aljava vazia o tempo todo...
Cor ridícula da sela e arreios do cavalo, sinceramente, Geobra, azul bebê?
O único ponto positivo dos índios neste set, sobrou uma pena, mas, não imagino onde usa-la, porque elas são encaixadas no próprio cabelo deles e não em um cocar, como seria sensato.
Um dos dois índios também possui tranças que são fixadas na peruca, permitindo algum movimento.

Imagem

Os soldados estão muito melhores, apesar do excesso de cores, eu acho ok o detalhamento vermelho nos oficiais, mas, os recrutas deveriam ser mais discretos, e, também gostaria de uniformidade neles, mas, a maioria não vai concordar comigo nisto.
Os chapéus são diferentes do que eu estava acostumado também, e, os detalhes em amarelo são removíveis em um deles, os novos quepes dos soldados também possuem impressões.

A cor dos quepes também é muito próxima dos soldados da união originais, diferentes do azul marinho das encarnações posteriores.

Os novos cavalos são um alívio em comparação com os anteriores, mas, perdem feio em funcionalidade para os originais, contudo, como possuem posições variadas não ofendem muito em uma cena.

Os sacos de dormir, contudo, um quadradinho de feltro enrolado preso com elástico me faz ter vergonha de colecionar playmobil, sinceramente, eu posso comprar um metro de feltro amarelo por 10 reais...
Nem vou comentar a dificuldade em enrolar eles mais ou menos decente, mas, imagino que os funcionários que projetaram esta pérola tenham maior habilidade em enrolar coisas, provbavelmente era o que estavam fazendo quando tiveram tal idéia...

Imagem

Móveis...as cores doem, sério, esta estante, cadeiras, caixotes, são todas peças clássicas, mas, com estas cores estão horríveis, dá vontade de esconder elas no fundo de algum baú...mas, ok.
Os novos rifles, escondidos no caixote azul são MUITO feios, muito feios mesmo, usam material muito vagabundo com todo tipo possível de falha de injeção e mais algumas criadas apenas para eles, são vergonhosos quando comparados com os originais, e, mesmo com as winchesters que nem tinham o encaixo pro soldado apontar elas, mas ficavam lindas em uma estante.
Eles também sequer encaixam direito no caixote criado para este fim específico.

Imagem

Por fim, acessórios diversos, arbusto, dardos (arghhhh), alguns encaixes que sobraram (eba!), ferramenta de montagem, fogueiras, que podem ser encaixadas no forte, produto do ataque dos índios...

Imagem

Por fim, todos os bonecos reunidos...

Guardei isto para o fim.

Todo mundo com seus quarenta anos assistiu algum seriado de bang bang na TV e sabe da rivalidade entre os índios e soldados (se é que podemos chamar de rivalidade para o massacre que realmente ocorreu), então, eu questiono a decisão da Geobra em colocar estes dois índios suicidas atacando um forte em tão evidente desvantagem numérica (em ingles eu escreveria outnumbered, outgunned, outsmarted, mas não temos palavras em português equivalentes, nem tão legais, então...)

Sério, meu ponto, uma coisa é lançar o set do forte com soldados e lançar o set indígena, com índios, eles podem conviver pacificamente, na boa, mas, muito diferente é lançar ambos no MESMO set, e, com o comando apache suicida efetivamente assaltando o forte, a geobra insiste em pacifismo e faz uma destas, eu questiono a lógica por trás de tal decisão, mas, ok, negócios são negócios...



Por fim, meu veredito:

O forte, como construção, é muito legal, praticamente 100% system X, eu vejo muita spossibilidades de expansão, mas, o resto do set deixa muito a desejar, se for possível guarnecer o forte com soldados de sets antigos e ignorar a mobília de cor ridícula, eu recomendo...

gracias!

Limorrj
playmopirate
Mensagens: 464
Registrado em: Sex Set 21, 2012 10:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Limorrj »

Concordo com quase todos os seus comentários, mas a Geobra errou feio em outros itens não abordados.
Primeiro, os índios não são suicidas, eles são complementos ao demais sets índigenas vendidos separadamente. Isso tb ocorre em relação ao próprio forte, pois vc pode comprar soldados ADD-on e o set da carroça do canhão. ($$$)
Acho uma grande vantagem desse novo rifle ter o elástico, o que permite colocar o rifle nas costas dos índios, os dos soldados, em tese, são para ser colocados no mesmo elástico que prende o cobertor. Mas concordo que o material é muito vagabundo, bem inferior aos rifles antigos, que ainda são vendidos, como por exemplo nos soldados ingleses.
Esse é um forte de artilharia, uma vez que os detalhes nas roupas dos soldados são todos vermelhos, ou seja, para guardar as carroças dos canhões. Se vc colocar o novo canhão da carroça, ele encaixa direitinho nas aberturas existentes no forte, o que não ocorria nos fortes anteriores (ponto positivo - :D)
A grande mancada da Geobra foi que ela colocou listras amarelas nas pernas dos soldados, que são da cavalaria, deveriam ser listras vermelhas, ou sem listras, fato este resolvido no ADD-on onde os bonecos não possuem listras nas calças. Os bonecos que vem no set da carroça do canhão tb tem listras amarelas nas pernas. :o
Ou seja, se vc comprar o ADD-on, vc tem soldados com e sem listras nas pernas.
Abs.
Leonardo

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Valeu, Leonardo, boa observação em relação ao canhão, eu quis me limitar ao set em questão e não tirei o tempo para checar isto.

E, concordo com os uniformes, eles são realistas, eu citei isto.

Mas, eu acho uma decisão um tanto quanto contraditória insistir em realismo nos uniformes, o que deixou os soldados meio feios, IMO, enquanto o set é cheio de cores ridículas por todo o lado.

O que me atrai nos sets antigos é justamente a sutileza com que a Geobra utilizava os detalhes, sets western antigos eram basicamente feitos de cores metálicas escuras e tons de madeira, e, sinceramente, isto não deveria ter mudado.

Mas, ótimos comentários, mesmo assim, bom termos um expert em militaria.

Avatar do usuário
Zerocal
playmosheriff
Mensagens: 4729
Registrado em: Qua Jun 17, 2009 8:59 pm
Localização: Rio, RJ
Contato:

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Zerocal »

Boa, Lzardo!

Bastante detalhado seu review, parabéns.
Concordo que as cores são horríveis (azul bebê nas selas, móveis vermelhos)
mas isso já vem ocorrendo há um muito tempo em vários sets, infelizmente...
Acredito que queiram realçar o lado "brinquedo" e não a fidelidade ao "real"...
Nesse ponto, os acessórios antigos (saudades da TROL... rs!) eram bem mais realistas.

E quanto à disparidade no número de bonecos (são só 6 na caixa),
não sei bem como poderiam solucionar a questão do "comando suicida"... rs!
Se colocassem 3 a 3, talvez seria mais justo... e se fossem 4 índios e 2 soldados,
aí o set não seria mais de "Forte Apache" e sim de "Aldeia indígena"...
Você curte Playmobil? Visite MEU BLOG

Relembre as caixas TROL e Estrela em PLAYMOBOXES

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Acho que apenas deveriam ter soldados no set do forte, como sempre foi, da mesma forma que nos sets dos castelos deveriam haver apenas soldados da facção pertencente ao devido castelo, e não um único cavaleiro dos leões atacando um castelo guarnecido por 5 membros da facção do falcão...

Entendo a idéia da Geobra de criar uma necessidade na criança de adquirir mais sets, mas não preciso concordar com isto, e, se for o caso, por que não criam esta necessidade de forma criativa, por exemplo, com um sistema de construção modular?

Avatar do usuário
Yanker
playmopirate
Mensagens: 488
Registrado em: Sex Nov 18, 2011 3:36 am
Contato:

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Yanker »

Parabéns pelo review!!!
É uma pena que alguns itens tenham deixado a desejar. Acredito que uma boa pintura resolva o problema das cores dos móveis.

Limorrj
playmopirate
Mensagens: 464
Registrado em: Sex Set 21, 2012 10:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por Limorrj »

lzardo escreveu:Valeu, Leonardo, boa observação em relação ao canhão, eu quis me limitar ao set em questão e não tirei o tempo para checar isto.

E, concordo com os uniformes, eles são realistas, eu citei isto.

Mas, eu acho uma decisão um tanto quanto contraditória insistir em realismo nos uniformes, o que deixou os soldados meio feios, IMO, enquanto o set é cheio de cores ridículas por todo o lado.

O que me atrai nos sets antigos é justamente a sutileza com que a Geobra utilizava os detalhes, sets western antigos eram basicamente feitos de cores metálicas escuras e tons de madeira, e, sinceramente, isto não deveria ter mudado.

Mas, ótimos comentários, mesmo assim, bom termos um expert em militaria.
lzardo,
Só coleciono Western e tento, na medida do possível customizar meus sets com peças originais playmobil, mas sempre seguindo o mais próximo possivel da realidade.
Para minha surpresa, essas cores berrantes, por incrivel que pareça são realistas, eram muito comuns na época, mas confesso que tb prefiro os móveis antigos, cor de madeira mesmo.
Outro exemplo, as antigas carroças azuis realmente existiram, sendo que um regimento de artilharia tinha como característica carroças de artilharia verdes. :o
Outrossim, boa parte da artilharia confederada não utilizava uniformes cinzas, mas blusas azuis claras com suspensório e calças azuis iguais as da União / Federais, bem como a partir do meio da guerra roupas comuns mesmo.
Ou seja, tem para todo o gosto, isso porque, sempre temos que lembrar que Western é um período longo que se estende por quase 100 anos.
Mas confesso que misturar uniforme de listras vermelhas com calças de listras amarelas é uma falha bem grave da Playmobil, que só ocorreu nesta nova reedição do Western, que é muito mais brinquedo do que algo para colecionadores, é só olhar como são as munições novas.
Por fim, não há de pacifico neste set, tanto que as flechas são para encaixar nos furinhos da parede do forte e no toldo da nova carroça, para simula um ataque indigena. Ou seja, vem poucos índios e soldados para vc comprar os demais sets mesmo.
Abs.
Leonardo

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Sim, um período extenso, estes fortes são de muito antes da guerra da secessão, acredito que um século antes, legal a sua explicação sobre os uniformes, eu estava pensando apenas em termos estéticos, gosto de meus sets com menos cores, tons de azul e amarelo combinam muito bem, mas, quando você adiciona mais uma cor, e, ainda mais uma cor forte, eles ficam meio carnavalescos...

Mas, isto acontecia,uma busca rápida no google mostra isto, mas, era bem incomum, a maioria dos uniformers que encontro ou possem vermelho, ou possuem amarelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Os tons de azul também variavam selvagemente, hehehehe

Particularmente, eu gostei muito desta combinação, extremamente discreta, mas, faltam os detalhes em branco nos punhos, estes bonecos estão muito simples.

Imagem


Quanto as carroças azuis, legal saber que são realistas, ainda mais porque, elas são bonitas, ótima escolha de azul, nem imagino o que usavam como tinta naquela época...


Valeu pela informação.

Avatar do usuário
dexter play
playmocowboy
Mensagens: 1508
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 2:25 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por dexter play »

Mais um ótimo review lzardo!

É claro que a ideia da Geobra é que se comprem os outros sets e add-ons para complementar a brincadeira. ;)

Mas e a nota geral para o set como um todo?
Luís

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Playmobil 5245 Fort Brave 2a parte

Mensagem por lzardo »

Oi, dexter, valeu!

Não gosto de dar notas, não é muito justo, houve muito trabalho e dedicação envolvido na produção de um produto destes, algumas pessoas envolveram real paixão, assim como nós, que colecionamos possuímos, mesmo que, o resultado no final não tenha sido tão bom quanto o esperado.

Prefiro me limitar a comentar os pontos fortes e fracos e dar minha humilde opinião (as vezes não tão humilde) e, considerando que temos apenas 6 graus de separação no máximo entre cada um de nós e o chefe de design da geobra, esperar que de alguma forma as críticas cheguem lá e influenciem de forma positiva o desenvolvimento de futuros produtos.

Responder

Voltar para “Reviews de produtos !!”