Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Gente, a ideia está dando tão certo, que achei melhor criar uma área dedicada às análises de vocês sobre os sets. Participem e divirtam-se !
Responder
lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por lzardo »

Recentemente tive a felicidade de colocar as minhas mãos nesta caixa, trata-se do set 3488, da geobra, que foi publicado entre 1978 e 1980, e, até onde eu sei, foi publicado pela Trol também, uma vez que utilizava apenas partes em comum com diversos outros sets dos temas polícia e construção.

Imagem
A imagem da embalagem, cortesia Collectobil

Uma coisa que tenho que confessar, eu sempre vi imagens destes sets em modo retrato e paisagem, e pensava se tratarem de edições diferentes, apenas recentemente me dei conta de que eram apenas a frente e o verso da mesma embalagem.

Bem, prosseguindo, Este, além do set de bombeiros da Trol, que possuo três embalagens (e mesmo assim não havia sacado o lance da imagem em modo retrato e paisagem) é a única embalagem deste estilo, e, apesar do estado meio (bem) ruim da que adquiri, eu vou iniciar minhas críticas pelas embalagens da geobra.

Ao contrário das embalagens maiores, de 7 clickies, nestas com cinco, os itens eram simplesmente jogados lá dentro em um saco, eu pensava que isto fosse coisa da Trol, mas, vejo que a Geobra nunca souber fazer embalagens, ou, melhor, soube, nas embalagens com 7 klickies...

...mas, não sabe mais, uma pena.

Uma foto da minha caixa:

Imagem

E do conteúdo, desculpem a péssima qualidade, preciso de uma máquina nova e de algumas aulas de fotografia...

Imagem
A caneta e a borracha não faziam parte do set...

Imagem

Uma coisa legal sobre esta aquisição, a linha polícia nunca foi de meu interesse como colecionador adulto e apenas a adquiri no ML pelo seu valor histórico, mas, quando fechei a compra me arrependi da compra, pensei, "apenas um monte de tralha velha em péssimo estado..."

Imaginem minha surpresa quando o set chegou e as peças estão em estado de NOVO, com exceção dos adesivos que penso em substituir, mas, o plástico está impecável e de forma alguma parece diferente de algo que acaba de ser aberto de uma embalagem selada, o cromado das motos está perfeito, uma grande compra, no final, e, por um preço bem barato.

Mas, vamos ao review:

Uma coisa que sempre tenho em mente quando abro embalagens moderna é "quanto as cosias antigas eram melhores", isto é verdade, em termos de design e elegância, mas, de forma alguma em qualidade e praticidade.

A primeira coisa que percebo nestes sets antigos era o quão frágeis eles eram, não admira todas as motos deste estilo que eu via tinham os seus guidons quebrados, eles são pateticamente fracos e finos

Imagem

As antenas dos rádios entortam apenas de olhar para elas, os escapamentos das motos perdem o cromo apenas de serem manuseados pelas pontas dos dedos, os adesivos de papel se sujam a toa com a gordura de nossas mãos, impossível de continuarem intactos mesmo minutos após o seu uso, sem contar que uma criança nunca conseguiria colocar eles retos, a maioria dos adultos também não.

Os alforges das motos ficam vagamento presos no encaixe precário atrás destas e os quepes não param na cabeça dos guardas verdes.

Os braceletes grossos demais simplesmente restringem o movimento dos braços do boneco, ou, se o usuário insistir, eles riscam o torso do boneco e enfraquecem o encaixe fazendo uma alavanca contra o torso, deixando o boneco com os braços moles em dois tempos.

As coisas também não ficam muito firmes nos alforges, com exceção dos rádios que encaixam no buraco dentro destes.

Mas, estou sendo exigente demais com tecnologia de 30 anos atrás, o conjunto é simplesmente lindo e de gosto extremamente melhor que os atuais, na verdade, é uma questão de balancear forma e funcionalidade, a Geobra insiste demais hoje em funcionalidade quando nos anos 70 investia demais na forma, um meio termo, como os sets do fim dos anos 80 seria perfeito, espero que um dia voltem para este caminho.

Uma curiosidade que notei, as pernas e golas dos policiais azuis são cinzas, ao contrário dos da trol, que eram brancas, é um cinza bem sutil, mas deixa eles muito elegantes.


No geral, continuo longe das linhas com temas modernos, mas, este set deixaria qualquer criança dos anos 70 e 80 por vários dias sem dormir, e, deixa um colecionador de hoje muito orgulhoso

mesmo com a caixa em mau estado, não podemos ter tudo, hehehe

Avatar do usuário
Zerocal
playmosheriff
Mensagens: 4729
Registrado em: Qua Jun 17, 2009 8:59 pm
Localização: Rio, RJ
Contato:

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por Zerocal »

Excelente produto, Lzardo... Parabéns ! ! !

Me diga: na parte detrás da caixa, a foto é outra?
(fica em formato paisagem, é isso?)

A TROL produziu três caixas diferentes, com códigos diferentes:
23.48.5 – policiais c/placas e sinal - caixa c/desenho vertical
23.48.8 – policiais c/placas e sinal - caixa c/desenho horizontal
(além da tradicional 23.23.2, só com policiais e 1 moto, sem placas)

Concordo com a dificuldade de manter as 'bolsinhas' das motos
na parte detrás delas: a coisa nunca encaixa 100% bem!
Você curte Playmobil? Visite MEU BLOG

Relembre as caixas TROL e Estrela em PLAYMOBOXES

André
playmoindian
Mensagens: 1354
Registrado em: Ter Jan 04, 2011 9:24 pm

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por André »

lzardo escreveu:Uma curiosidade que notei, as pernas e golas dos policiais azuis são cinzas, ao contrário dos da trol, que eram brancas, é um cinza bem sutil, mas deixa eles muito elegantes.
A menos que eu muito me engane, pelo menos as pernas dos meus policiais Trol eram cinza bem clarinho também, Izardo...
As golas eu não lembro, mas vou confirmar...

Aliás, belo conjunto esse. :mrgreen:

lzardo
playmocaptain
Mensagens: 2237
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 10:54 pm

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por lzardo »

Estou confiando em minhas memórias quanto as cores, mas vou tentar escavar um policial das caixas de avulsos para ter certeza.

E, esta caixa que possuo tem esta imagem em formato retrato na frente e em formato paisagem nas costas, mas agora que chequei, os bombeiros da trol tem a mesma imagem na frente e atrás.

drexanale2k5
playmocop
Mensagens: 681
Registrado em: Qua Out 13, 2010 10:48 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por drexanale2k5 »

Algumas outras caixas possuem duas imagens diferentes. Das que tenho aqui, a da Equipe de TV e da Corrida de Kart (com dois carros) são desse jeito. Quanto aos policiais, alguns vinham com as pernas cinzas, outros vinham com as pernas brancas. Já as "gravatas" deles, pelo menos só tenho brancas. Nunca nem tinha visto uma acinzentada.
Imagem

lucianoleite
playmomajor
Mensagens: 2513
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por lucianoleite »

Perdoe a minha indiscrição, Lzardo, mas.... quanto você pagou nessa maravilha? :mrgreen:

(o fórum é antigo, mas só agora o encontrei)
Luciano Leite
---------------
"Playmobilizar é preciso."

psoares
'playmiguinho'
Mensagens: 230
Registrado em: Sex Out 26, 2012 1:25 pm

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por psoares »

Parabens cara, essas motos estao lindas.
Ricardo Soares - Manaus/AM

Avatar do usuário
Icemany
playmopirate
Mensagens: 471
Registrado em: Sáb Jun 09, 2012 11:09 pm
Localização: Minas Gerais

Re: Retro review Geobra 3488 Traffic Police

Mensagem por Icemany »

Obrigado pelo review Izardo mais uma vez. Muito instrutivo e divertido saber mais um pouco da história do nosso brinquedo através de suas sábias observações!

Responder

Voltar para “Reviews de produtos !!”