"Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Aqui você encontrará ótimas dicas de livros e publicações relacionadas ao Playmobil, brinquedos e colecionsimo. Afinal, leitura também é diversão !!
Responder
pretorian
playmopirate
Mensagens: 428
Registrado em: Seg Ago 15, 2011 5:28 pm
Contato:

"Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por pretorian »

Pessoal,

A pedido do Imperador segue uma dica de leitura que merece uma pausa para reflexão...
Quando era garoto eu torcia pros soldados, tinha muitos plays soldados e nenhum indio....indio era bandido, ou queriam que pensassemos assim, até hoje muitos pensam assim...

"Fizeram-nos muitas promessas, mais do que me posso lembrar, mas eles nunca as cumpriram, menos uma: prometeram tomar nossa terra e a tomaram."
Nuvem Vermelha, dos Sioux.

"Os brancos só contaram um lado. Contaram o que lhes agradava. Contaram muito que não era verdade. O homem branco só contou suas melhores ações, só as piores dos índios".
Lobo Amarelo, dos Nez Percés.


"Enterrem meu coração na curva do Rio", Dee Brown, Ed. Melhoramentos.
Imagem


Título: Enterrem meu coração na curva do rio
Autor: Dee Brown
Tradução: Geraldo Galvão Ferraz
Editora: Melhoramentos
Edição: 7
Ano: 1979
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 296 páginas

Abração e boa leitura!!!

marcius.victor
playmomajor
Mensagens: 2536
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 11:15 pm
Localização: Rio das Ostras - Rio de Janeiro

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por marcius.victor »

.

Bela indicação Petrorian.

Vamos incluir na lista de aquisição para 2013.
Marcius Victor

Avatar do usuário
cesarprefeito
o prefeito
Mensagens: 2956
Registrado em: Qui Jun 11, 2009 2:08 am
Localização: Rio de Janeiro e Lisboa
Contato:

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por cesarprefeito »


Pretorian,

:o Estou emocionado por você ter conseguido encontrar e postar aqui o livro que nos sugeriu certa vez.

Já fiquei super interessado e com certeza farei uma busca pelos sebos para adquiri-lo.
Sou do tempo dos índios... e ler tem que ser em PAPEL !!! :lol:

Valeu pela indicação !!!

Abração,
César, o prefeito pele vermelha

Não importa o tamanho da sua coleção, e sim o prazer que ela lhe proporciona.
Divirta-se e seja feliz !
César Ojeda, o prefeito de Playm-Old-Ville

lucianoleite
playmomajor
Mensagens: 2513
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por lucianoleite »

Agradeço ao Pretorian pela valiosa indicação!

Também não tenho paciência com e-books, e consegui o meu exemplar em um sebo, há poucos dias. Uma dica: essa edição da década de 70 é a melhor, pois o formato do livro é mais avantajado e o tamanho da fonte do texto facilita a leitura, sem falar na extensa galeria de imagens que recheia a obra. Li poucas páginas até agora, mas já notei que estou diante de um livro espetacular.

Esse assunto já me despertava interesse, assisti alguns documentários e até mesmo o engajamento político de algumas figuras públicas, como Marlon Brando (falarei mais sobre isso em outra indicação). Quem puder ler, certamente não irá se arrepender. Talvez até perca um pouco do entusiasmo em colecionar confederados! :mrgreen:
Luciano Leite
---------------
"Playmobilizar é preciso."

Bruno
playmopirate
Mensagens: 341
Registrado em: Seg Ago 16, 2010 12:18 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por Bruno »

Pessoal, este livro é excelente! Confesso que até chorei em alguns momentos... mas vale a pena ler!
Inclusive comprei no Mercado Livre uma edição das antigas (do Círculo do Livro).
Vale a pena adquirir!
Abraços!
Os amigos vivem me dizendo: "Ihhh... Você não teve infância???" E eu sempre respondo: "Tive, e graças a Deus ela não terminou! Nem vai!"
Bruno

Avatar do usuário
Andre luis
playmobanker
Mensagens: 3456
Registrado em: Dom Jul 05, 2009 10:06 pm

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por Andre luis »

Não tenho muita paciência para ler mas esse livro para tirar ideia de uma história deve ser legal...
Todas as fotos a serem publicados por mim são de minha propriedade, por tanto, não copie, altere ou censure, publique em outro lugar sem a minha prévia autorização ou terá sérias consequências.

lucianoleite
playmomajor
Mensagens: 2513
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:28 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: "Enterrem meu coração na curva do rio", Dee Brown

Mensagem por lucianoleite »

Estou chegando ao final desta obra, e ratifico o que comentei anteriormente: o livro é espetacular! Jamais imaginei que a dita 'colonização' norte-americana tivesse alcançado níveis tão críticos de desumanidade contra os povos indígenas. Por aqui não foi muito diferente, bem sabemos, mas me impressionou a maneira 'diplomática' pela qual o americano enganou, tripudiou, humilhou e massacrou gradualmente as tribos nativas dos territórios que dariam origem aos atuais Estados Unidos da América. O meticuloso trabalho histórico levado à cabo por Dee Brown é digno de um prêmio Nobel, na minha opinião. O poder de sua narrativa faz com que o leitor mergulhe em profundidade nos fatos que marcaram a 'abertura' do Oeste americano, entre 1865 e 1890. Destaque para a descrição do horrendo massacre de Sand Creek. Deprimiu-me profundamente. Enfim, é um daqueles livros que precisam ser relidos sempre, e jamais esquecido, tendo em vista que ainda estamos longe de superar, em escala coletiva, o déficit essencial de nossa espécie (parafraseando o brilhante ensaio de Oswald de Andrade - Manifesto antropófago). Agradeço ao Pretorian pela recomendação tão feliz desta obra literária, e re-recomendo a todos os companheiros de fórum, inclusos os impacientes e preguiçosos.

Ademais, este livro fez com que eu me distanciasse mais uns três anos-luz da linha western, mormente dos famigerados confederados. Mas claro, respeito quem curte o tema.
Luciano Leite
---------------
"Playmobilizar é preciso."

Responder

Voltar para “Livro na Estante”