13/06/2009 - Playmobil no Museu do Brinquedo / Portugal

Responder
Avatar do usuário
Gustavo playmobil
playmopirate
Mensagens: 253
Registrado em: Sáb Jun 13, 2009 11:04 pm
Localização: Goiânia - Goiás - Brasil

13/06/2009 - Playmobil no Museu do Brinquedo / Portugal

Mensagem por Gustavo playmobil »

Figuras surgiram há 35 anos
Mundos inventados pela Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo em Sintra

13.06.2009 - 12h54 Lusa
No Museu do Brinquedo, em Sintra, está patente uma exposição dedicada aos bonecos Playmobil, de origem alemã, pequenas figuras surgidas há 35 anos que recriam cenas do quotidiano e histórias imaginárias.

Até ao final de Dezembro, a exposição ocupará uma das salas do Museu do Brinquedo exibindo pequenas encenações com o recurso a figuras do universo Playmobil, fundado em 1974 pelo alemão Hans Beck.

Logo à entrada reinventa-se o tempo dos romanos, com uma arena, leões, gladiadores e um imperador.

Não faltam ainda explorações na época dos dinossauros, uma recriação da cena bíblica da Arca de Noé e outra do nascimento de Jesus.

Em declarações à agência Lusa, a directora do Museu do Brinquedo, Ana Moreira, explicou que todos os cenários e bonecos vieram directamente da Alemanha e pertencem ao espólio da Playmobil.

"Playmobil - a história de um sorriso" é uma exposição que agrada a duas gerações, referiu a responsável: a jovens pais e a crianças que ainda brincam com as pequenas figuras. "Diz muito a uma geração de pais novos com filhos novos", explicou Ana Moreira.

Além disso, esta mostra temporária pretende ainda mostrar a evolução do brinquedo, cumprindo-se assim um dos objectivos do espaço museológico de Sintra: "A ideia do museu é contar a história através do brinquedo".

"Esta é a parte mais recente, actual, porque os miúdos que brincam com a Playmobil brincam de uma maneira muito diferente do que se brincava há 100 anos ou 80 ou 90", referiu Ana Moreira.

Em exposição estão também castelos medievais e dragões, uma encenação com piratas no mar, cenas de um casamento com direito a bolo de noiva e carro enfeitado, e uma mini cidade, com um aeroporto e um hospital, um parque infantil e uma quinta com animais.

Para quem gosta de contos de fadas, um dos expositores apresenta um castelo com príncipes e princesas à escala de pouco mais de sete centímetros, o tamanho de um boneco Playmobil.

A Playmobil tem fábricas de produção na Alemanha, Malta, Espanha e República Checa e uma produção mundial de cerca de 452 milhões de euros.

Desde que foram comercializados em 1974, já se venderam mais de 2,2 mil milhões de bonecos Playmobil em mais de 70 países.

Os Beatles e Indiana Jones estão entre os ícones do entretenimento que já tiveram versões em bonecos Playmobil. O desenhista Hans Becker, considerado o pai da Playmobil, morreu em Fevereiro passado.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1386444

enjoy :mrgreen:
Gustavo Playmobil

Avatar do usuário
cesarprefeito
o prefeito
Mensagens: 2956
Registrado em: Qui Jun 11, 2009 2:08 am
Localização: Rio de Janeiro e Lisboa
Contato:

Re: Deu na Internet

Mensagem por cesarprefeito »

Gustavo,

Ótima notícia para inaugurarmos a seção aqui !

Valem dois comentários a serem feitos sobre o último parágrafo da notícia portuguesa:
- modelos "Beatles" e "Indiana Jones" ??? A não ser que tenham sido feitas customizações por fãs, não tenho registro de a Geobra ter feito esses modelos antes.
- o nome do nosso querido Hans Beck saiu escrito errado - colocaram "er" ao final do sobrenome...

Abração,
César, o saudoso prefeito 'foca'
Não importa o tamanho da sua coleção, e sim o prazer que ela lhe proporciona.
Divirta-se e seja feliz !
César Ojeda, o prefeito de Playm-Old-Ville

Responder

Voltar para “Extra ! Extra ! Saiu na 1ª Página ! [ Notícias e Novidades]”