Fotógrafo americano recria cenas de guerra usando brinquedos
"Descrever os horrores da guerra através do olhar das crianças. Foi com essa ideia que o artista e fotógrafo californiano Brian McCarty, 39, desenvolveu o projeto War-Toys. A partir de desenhos feitos por crianças palestinas e israelenses, McCarty recriou, por meio da fotografia e usando brinquedos como protagonistas, experiências vividas na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Israel."
Acredito que isso é exatamente o que a "tia Geobra" não gosta:
guerra, cenas que subentendem violência, fogo, bonecos "feridos"...
Entendo o ponto de vista da fabricante mas, particularmente,
eu acho que esse tipo de arte tem seu lugar sim,
e não deve ser censurada de maneira alguma.
Cal, e o legal é que o Fotografo utilizou de diversos tipos de brinquedos, cada um a sua maneira. Eu não digo que ficou bonito, por que eu não acho bonito ver cenas dessas guerras de ambiente reais...,
Eu gosto de guerras somente nos filmes e nas nossas brincadeiras.., rsss, onde ninguém sai prejudicado.
Particularmente eu não gostei desse trabalho fotográfico não.., acho muito invasivo que submeter qualquer tipo de brinquedo neste tipo de "arte", até por que, sejamos francos..., A não ser que o "artista" queira chamar a atenção de algo para as autoridades, e ainda sim, seria mais uma forma de protesto do que de arte.
Arte fotográfica pra mim, deste tipo, é igual faz a nossa amiga de minas, M.M.Moizés.., que registra os Plays em seus ambientes reais, onde seus propósitos se fundem ao contexto do lugar.., onde olhamos um sorriso Playmobil simples e puro, em seu devido lugar.
Critico ainda a forma dessas fotos, pois acho de muita hipocrisia do fotografo incendiar um ônibus novo.., um brinquedo, quando temos tantas crianças que sonham um dia poder ter uma portinha que seja daquele ônibus. É como desperdiçar comida com tantas pessoas passando fome.
Arte da realidade? Sim ela existe, e um dos trabalhos que eu admiro muito são nosso amigo Heberth Sobral, que cria em cenários a realidade, e esta sim, digo que da pra se admirar como um trabalho artístico, onde nada se perde, tudo se cria.
Agora o ônibus incendiado servirá pra que? Aposto que será descartado pelo autor, pois não servirá pra nada..., nem pra doação.
Compreendo e respeito as posições opostas, mas a vida nem sempre é cor de rosa...
As tais fotos foram baseadas em DESENHOS DE CRIANÇA,
ou seja, têm um pé na realidade em que vivem os meninos palestinos.
E sobre destruir o brinquedo para criar algo diferente, pergunto:
E se o fotógrafo tiver comprado 5 ônibus iguais a esse?
E se tiver doado 4 deles para a criançada, não teria o direito de usar um deles
para registrar sua arte, seu protesto, seu sei-lá-o-quê?
(aliás, arte e protesto podem muito bem caminhar juntas,
seja em letras de música, em filmes, em livros e... em fotos!)
Entendo que o tema é polêmico, mas reitero o que disse lá em cima:
podemos gostar ou não do resultado, mas não cabe censura neste caso.
Não creio que ele tenha comprado os outros 4 ônibus, rsssss, mas enfim.., arte é arte neh..., é como estilo de música..., tem quem goste de clássicos, de pop, de rock, de valsa, de tango, de mpb, de tudo um pouco.., de pouco tudo e até de funk...
Bom, ainda assim fico com os trabalhos fotográficos da M.M.Moisés e do Heberth Sobral.
É um tema polêmico. Vejo como um trabalho de protesto. Pela matéria são utilizados vários tipos de brinquedos.
Uma região de tempos antigos que vive em guerra é algo para parar e pensar. Especialmente nessas crianças em que a realidade delas nos desenhos é bem diferente da nossa.
Enfim, vamos esperar e pedir que essas imagens sejam apenas em fotos de brinquedos e desenhos. E não crianças mortas...
Editado pela última vez por alepaolini em Qui Jan 09, 2014 2:03 pm, em um total de 1 vez.